Estado liberal e socialista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Indique e descreva as características da forma de Estado Liberal. Informe ainda como ocorreu sua emergência e declínio.

O Estado Liberal caracteriza-se por um Estado que intervêm apenas no quefosse estritamente necessário para garantir a liberdade e igualdade dos cidadãos e um mercado auto-regulador, garantindo de certa forma uma autonomia no campo econômico em relação ao político.Presença de uma democracia representativa na qual o governo passaria a ser responsável e ter de prestar contas de suas ações perante a assembléia de representantes. Voto Plural e voto censitário, o primeiroconferia peso maior ao voto dos eleitores mais educados e o segundo, estabelecia patamares mínimos de renda para que os cidadãos pudessem ter acesso aos processos eleitorais.
A Emergência do EstadoLiberal deu-se depois de um longo processo histórico tendo seu ápice no inicio do Século XX com a pressão dos intelectuais liberais e apoio da burguesia, devido às medidas protecionistas contrário aolivre comércio , a proteção social garantida aos pobres e as profundas mutações na estrutura produtiva das sociedades industriais na virada do séc.XIX para o XX, que enriquecia a burguesia. SeuDeclínio deu-se a partir da crise financeira, econômica e social que eclodiria com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929.

2) Indique e descreva as características da forma de Estado Socialista.Informe ainda como ocorreu sua emergência e declínio.

O Estado Socialista caracteriza-se pelo controle estatal de todo processo produtivo desde a produção até a distribuição de bens e prestação deserviços, praticamente desaparecendo o espaço para a competição e a iniciativa privada, conseqüentemente negando o direito à propriedade privada e à liberdade econômica. Houve a consolidação do PartidoComunista como único representante dos interesses da maioria trabalhadora antes oprimida pelos capitalistas, e uma política totalitária e monopolista em que toda discordância em relação à atuação do...
tracking img