Estado, Governo e Mercado

Páginas: 10 (2497 palavras) Publicado: 17 de junho de 2014
 QUESTIONÁRIO DA UNIDADE 2


41. Qual a grande contribuição de Schumpeter para a teoria democrática, dentro de uma economia de mercado?
A contribuição deste célebre autor, muito lembrado também no tocante ao tema empreendedorismo, foi apresentar um novo conceito conhecido como “destruição criadora” para explicar a dinâmica econômica do sistema, em que o capitalismo é um processo contínuo demudanças, sendo estas indispensáveis para a existência e sucesso do mundo capitalista. Outra grande contribuição de Joseph Shumpeter foi explicar a coexistência entre democracia e economia de mercado nas modernas sociedades capitalistas, tida como impossível pela teoria liberal clássica, mas que foi superada por pensamentos liberais mais modernos.

42. Explique o termo “poliarquia”, utilizadopor Robert Dahl, para explicar como ocorre a democracia na realidade.
Robert Dahl utilizou o termo “poliarquia” para substituir o termo “democracia” explicando que este termo é o sistema ideal enquanto que a poliarquia é uma aproximação no mundo real do regime democrático. Esta afirmação advinha do fato de o economista ter observado que o que havia não era o poder concentrado nas mãos de uma únicapessoa (o que caracterizaria uma monarquia) tampouco tal poder era distribuído igualmente entre o povo (como preceitua a ideia clássica de democracia), e sim o poder sendo distribuído nas mãos de várias pessoa (geralmente escolhidos através de votação em que todos têm direito a votar).

43. Cite os quatro padrões de relação entre o Estado e mercado dominantes no mundo, durante o século XX.
Osquatro padrões de relações entre o Estado e mercado foram:
Estado liberal até a Primeira Guerra Mundial;
Estado de bem-estar social;
Estado socialista;
Estado neoliberal (que emergiu do declínio de ambos).

44. Qual a crítica apresentada pelos intelectuais liberais (como Jeremy Bentham, Thomas Maltus) à Lei dos Pobres, da Inglaterra, desde o século XVI?
A maioria dos intelectuais liberaiscriticava a Lei dos Pobres porque a viam como uma forma de agravar mais ainda o problema da pobreza, ao invés de solucioná-lo. Segundo eles, esta medida criaria e perpetuaria uma situação de dependência do indivíduo em relação ao Estado. E mais ainda: eles eram convictos de que só o mercado, atuando de forma plena e isolada seria capaz de resolver todos os problemas sociais.

45. Como você defineum Estado Liberal? Nessa forma de Estado, qual o papel deste?
O Estado liberal pode ser definido como uma ordem política em que todos os indivíduos que compõem a sociedade são livres e independentes para prover sua própria sobrevivência, não estando submetidos ao poder de nenhuma outra pessoa, no entanto todos são igualmente submetidos à lei como o único balizador para a vida em sociedade.Neste tipo de Estado o ideal é que o poder público cuide apenas da manutenção da lei e da ordem, não interferindo ou limitando qualquer atuação dos mercados. Isto porque o mercado por si só encontraria o equilíbrio.

46. Como era realizado o exercício do poder político no Estado liberal? Como se dava a participação dos cidadãos?
O exercício do poder político no Estado liberal era realizado atravésda democracia representativa, em que as decisões de interesse público seriam tomadas pelos representantes eleitos. Assim a participação dos cidadãos na vida política era apenas de escolher seus representantes, sendo que geralmente somente a classe elitista apresentava candidatos às eleições.

47. Explique a seguinte afirmativa: “o Estado brasileiro durante a primeira República era apenasformalmente um Estado liberal-democrático”.
Esta afirmação é verdadeira porque apesar de conter várias características liberais (principalmente pelo forte vínculo que ainda mantinha com a Europa), a Primeira República mais se parecia com uma república oligárquica, uma vez participação efetiva dos cidadãos no processo político era precária, assim como o controle do governo pelo parlamento. Neste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governo, estado e mercado
  • Estado, governo e mercado
  • ESTADO, GOVERNO E MERCADO
  • estado governo e mercado
  • Estado, governo e mercado
  • Estado, Governo Mercado
  • Governo, estado e mercado atividade
  • Estado, Governo e Mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!