AD2 EGM FLAVIA

1069 palavras 5 páginas
Curso de Especialização Gestão em Administração Pública Data: 07/05/2015
Polo: Paracambi
AD1 – Estado, Governo e Mercado.
Aluno (a): FLAVIA BERNARDO DA SILVA

Atividades de Aprendizagem – Unidade I

Questão I- As relações entre Estado e Mercado apresentam diferenças marcantes no século XIX e XX. De forma breve, explique as principais diferenças que marcam esta relação no referido período.

Resposta: De acordo com Coelho (2010), as principais diferenças que marcaram as relações entre Estado e Mercado ao longo dos séculos XIX e XX foram as seguintes: No século XIX os mercados se comportavam de forma livre e sem a intervenção do governo, o chamado Estado Liberal. No Estado Liberal os indivíduos são livres e independentes e existe o Estado mínimo, o qual garante o estritamente necessário à subsistência social e a regulação dos mercados. Nessa fase a Revolução Industrial contribuiu para a mecanização e o aumento da produção. As indústrias produziam em larga escala e os trabalhadores cumpriam mais de 15 horas de trabalho nas indústrias.
Com a chegada do século XX, houve mudanças na estrutura produtiva no meio industrial que acompanharam o desenvolvimento do capitalismo. Desta forma, houve confronto nas sociedades no contexto político e econômico, com o objetivo de conquistar novos mercados consumidores e de proteger os mercados existentes. Estas disputas acarretaram nas Primeira e Segunda Guerra Mundial.
O Estado liberal era o padrão entre Estado e Mercado que vigorava até a Primeira Grande Guerra; Após a Segunda Guerra, surgiram o Estado de bem-estar social e o Estado Socialista. O cenário mundial foi separado dois blocos: o ocidente capitalista e o oriente socialista.
Finalmente, com o advento de novas tecnologias, que acarretaram em mudanças na estrutura de produção e oposições internas no capitalismo tanto no socialismo, surgiu o Estado Neoliberal como tendência a nova era globalizada. Questão II- O

Relacionados