Conten o das encostas por meio de vegeta o

1035 palavras 5 páginas
Contenção das encostas por meio de vegetação
A erosão é um grande problema ambiental. Pode ser explicada como sendo o desgaste do solo, sendo causada pela ação da chuva, vento. A erosão também pode ser definida como a destruição das estruturas do solo, como areia, húmus e argilas.
Instruções:
- Nos lugares onde o solo é coberto por vegetação o índice de erosão é menor. É importante entender que a erosão é um processo natural e essencial para a construção do relevo. O problema começa com a ação humana de retirar a vegetação do solo, como por exemplo, para usar na agricultura. Nos próximos anos, muitos lugares do Brasil vão virar desertos devido ao mau uso do solo.
- Em geral, são quatro fatores que causam a erosão: o desmatamento, que deixa a terra exposta a chuva; a construção das casas nas encostas de rios e do mar; o mau uso das técnicas agrícolas; e a ocupação do solo pelas casas visto que o cimento não absorve a água da chuva.
- Algumas medidas podem diminuir o problema da erosão. Nas encostas de rios e de mares que são muito inclinadas, o ideal é plantar em fileiras, deixando espaço entre elas para absorver água. Essas linhas deverão estar todas na mesma altura. O nome dessa técnica é curva de nível.
- Em encostas que não são inclinadas, o ideal é que as plantações sejam feitas em degraus, assim a velocidade da água na hora do escoamento será reduzida.
- Outra opção, muito utilizada para evitar erosão, é cultivar em períodos alternados plantas diferentes em um mesmo terreno. Assim o solo permanecerá com a cobertura de vegetação para protegê-lo e ainda manter os nutrientes. Essa técnica é chamada de rotação de culturas.
- Como consequência da erosão, pode-se constar o arrastamento de materiais áridos em cima de terrenos que antes eram considerados férteis e perda da flora e da fauna, que vão acabar soterrados no fundo dos rios, as águas ficam sujas e há o desequilíbrio do ecossistema.
- O governo deve coordenar os agricultores sobre quais plantas são ideais

Relacionados

  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas