Estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 Debata e diferencie as características das matrizes liberal e marxista. Qual matriz você acredita ser mais compatível com a natureza humana? Por quê?
As diferenças entre as matrizes teórica Liberale Marxista (usadas para enfrentar os debates sobre a relação do Estado, governo e mercado) podem ser assim resumidas:
Na matriz liberal o domínio do Estado sobre a sociedade funda-se em um contratosocial tácito por meio do qual os cidadãos abririam mão de parcela de sua liberdade individual em troca de segurança e justiça.
Para os liberais a vida em sociedade não é natural, ela nasce pelanecessidade de se superar um hipotético estado de guerra generalizada de todos contra todos, situação de extrema insegurança.
Essa vida em sociedade seria regida nos termos do contrato social, o qualseria o instrumento balizador das relações entre o Estado e os cidadãos.
A coerção física exercida pelo Estado sobre os cidadãos, portanto, teria natureza legal, nos termos do contrato social queregularia a relação entre o Estado e os indivíduos.
Assim, o matriz se baseia na premissa de que se os cidadãos abrem mão de parcela de sua liberdade em troca de proteção e segurança, eles tambémreconhecem que o Estado poderá usar a força, se necessário, para garantir os direitos naturais (liberdade, igualdade, propriedade) dos seus cidadãos.
Além disso, para a matriz liberal todos são iguais perantea lei e o Estado, de modo que podem por conta própria lutar para conseguir uma colocação adequada na sociedade e no mercado. Na matriz marxista o debate começa pelo entendimento do comunismoprimitivo, onde haveria relação de igualdade dos homens em face dos bens produzidos. No entanto, a partir do momento que a produção passa a gerar excedente, e este excedente se concentra nas mãos de uma oupoucas pessoas, passa a existir uma relação de dominadores versus dominados.
Os detentores do excedente da produção seriam os dominadores, e os trabalhadores seriam os dominados.
Na visão do...
tracking img