Estado, governo e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Especialização em Gestão Pública Municipal 2013Polo de |
Atividade Avaliativa da Unidade II –
Nome do cursista
Disciplina: Introdução a Modalidade EaD
Tutor: Presencial:

Questões
1) O estado deve governar para a sociedade ou para os mercados?  Comente qual tem sido a postura do governo do Brasil.
Estado, governo e mercado possuem atribuições imprescindíveis no processo de conquistada cidadania e do bem estar social.
É do Estado, a responsabilidade de fornecer subsídios básicos para que a nação não pereça por falta ou excesso de presença do mesmo. O governo, por sua vez, é parte integrante do Estado, e deve seguir, na prática, os ideais do mesmo. Por outro lado, o mercado é responsável por influenciar a produção e gerar de renda.
Ao gestor público, impõe-se a obrigaçãode cumprir os preceitos do direito e da moral administrativa que regem a sua atuação. Ainda segundo ele, essa atuação deve estar voltada para o bem-estar social, porque tais aspectos é que expressam a vontade do titular dos interesses administrativos – o povo – e condicionam os atos a serem praticados no desempenho do múnus público que lhe é confiado.
Entende-se, portanto, que o limite dasrelações entre Estado, governo e mercado se estabelece no bem estar social.
O mercado deve respeitar as normas elencadas no Código de Defesa do Consumidor, enquanto governo e Estado devem seguir as determinações da Constituição Federal, bem como em outras leis, códigos, decretos, instruções, etc. Estes últimos devem ter como principal fim o bem estar coletivo, guiando-se pelos princípios da legalidade,impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Em suma, o Estado deve governar, primeiramente, para a sociedade, pois o objetivo maior é o bem estar da população, colocando o mercado em segundo plano, porém sempre se atentando para que as condições de mercado sejam favoráveis à sociedade.
No Brasil, adota-se atualmente um sistema de governo voltado principalmente para a sociedade, visandosuprir as necessidades básicas da população, obrigando o mercado a se adequar à realidade socioeconômica para atender as mudanças sociais que vem ocorrendo no país, que favorece o consumismo, em razão da melhoria da renda dos mais pobres, que passaram a ser os principais consumidores nos últimos anos.

2) Descreva os conceitos de Estado, Governo e Mercado.
De acordo com o texto, Estado é umconjunto de poderes políticos de uma nação. É ainda uma organização que comporta um grupo de indivíduo em um determinado território.
Segundo Max Weber, “o que caracteriza o Estado é o monopólio do exercício legítimo da força em uma sociedade”, e que enquanto as organizações armadas disputam entre si, pela força o controle dos indivíduos e dos territórios, o Estado se diferencia porque estáinvestida pela legitimidade para exercer sobre os indivíduos e a força física.
Montesquieu define que ao Estado cabe desempenhar as funções legislativas, executiva e judiciária, que são inerentes a ele, destacando que essas três funções devem ser desempenhadas por autores distintos.A função executiva ou governo é o que garante o cumprimento das decisões das outras funções e executa as políticas doEstado.
O Estado é formado por um núcleo de membros da elite política, e encarregados da gestão pública. É necessário esclarecer que os conceitos de Estado e governo não são sinônimos, pois os governantes são transitórios, exercem cargos nas instituições que formam o Estado.
Mercado pode ser definido como um sistema de trocas do qual participam agentes e instituições interessados em vender oucomprar um bem ou prestar ou receber um serviço. É o local onde encontram quem quer comprar e quem quer vender algo, e que através de um processo de negociação, determinam o preço e a quantidade do produto ou bem a comercializado. Como exemplo, se o bem comercializado é uma automóvel, o mercado é de automóvel, se o mercado é de trabalhadores que querem vender o seu trabalho e temos empresas que...
tracking img