Estado governo mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contextualize a perspectiva teórica entre Estado, Governo e Mercado, tal como as suas relações durante o século XX (1 lauda).

O Estado (grafado com inicial maiúscula) é o termo que define umcoletivo de elementos formadores de uma nação, representando assim um poder supremo. Tal figura, necessariamente, é composta por um território, um povo e um Governo, o qual exerce o supramencionadopoder sobre o povo que habita o território, tomando as decisões que permitirão o desenvolvimento do Estado. Apresenta-se, destarte, a interligação entre dois dos três elementos destacados, quais sejam:Estado e Governo.
O Mercado, ao representar as trocas de bens por unidades monetárias, insere-se nesta equação como o elemento de ganho do Estado, que possibilita ao governos direta (empresaspúblicas, sociedades de economia mista etc) ou indiretamente (impostos) arrecadar fundos para gerir os interesses do povo. É mister destacar-se que as conjunturas econômicas, sociais ou mesmo políticas, aoprejudicarem ou beneficiarem o mercado refletem tais consequências no Estado como um todo, de tal forma fica evidenciada a forte dependência deste terceiro elemento aos dois apresentadospreviamente.
Cabe então aportar-se de que forma deu-se essa relação tríplice nos mais marcantes momentos do século XX, os quais serão divididos, por uma questão didática e metodológica, dentro dos trêssistemas econômicos dominantes do século passado, quais sejam: O Liberalismo, o Estado de bem-estar social (Keynesianismo) e o polêmico “neo-liberalismo”.
Pode-se afirmar que o século passado iniciou-seno franco crescimento do Liberalismo Clássico, doutrina que pregava a intervenção estatal extremamente limitada, incentivando assim a livre iniciativa privada. Devido a tal concepção pode-se alegarque a relação entre Estado, Governo e Mercado, nesse momento, foi prejudicada e restringida pelos ideais do capital privado, o Governo limitado (consequente da redução do poder político) trazia,...
tracking img