ESTADO, GOVERNO E MERCADO

Páginas: 2 (483 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
B) Descreva de forma sintética:
1. Estado Liberal;
Estado Liberal designa-se a uma ordem política visando a liberdade e independência da população. Estes, não são submetidos ao poder de ninguém,mas todos igualmente submetidos às leis do estado. Designava organização política que opinava apenas naquilo que fosse necessário para assegurar a liberdade e igualdade a todos. O poder públicomantinha a lei da ordem aos cidadãos e podiam dedicar-se aos interesses privados e atividades do mercado. O Estado garantia a segurança por meio das formas armadas nacional, garantindo a defesa e asegurança em todos os sentidos.
2. Estado Socialista;
O Estado socialista surgiria após uma revolução inspirada na doutrina marxista-leninista, e suas características são facilmente identificáveis,visto um contraste fortemente com as do Estado Liberal. A primeira característica fundamental do Estado socialista é o controle estatal de todo o processo produtivo. Todas as atividades econômicasencontravam-se sob-rígido controle do Estado. O Estado Socialista reivindicaria a representação dos interesses da maioria, antes oprimida pelos capitalistas. Ainda, toda discordância em relação à suaatuação e à direção do partido comunista iria ser considerada desvio e traição e, como tal, seria punida.
3. Estado de Bem-Estar Social;
O Estado de Bem-Estar Social sucede o Estado Liberal, intervindopor meio de políticas públicas no mercado a fim de assegurar aos seus cidadãos um patamar mínimo de igualdade social e um padrão mínimo de bem-estar. Usaria também a força estatal, através depolíticas públicas, intervenção nas leis de mercado e garantir a população um patamar mínimo de igualdade social e padrão mínimo de bem-estrar. No Brasil o Estado de bem-estar social brasileiro, criado porVargas, garante a regulação do mercado e da promoção do bem-estar por meio de políticas públicas de educação, saúde, previdência, habitação etc., o Estado também teve o papel de promotor da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governo, estado e mercado
  • Estado, governo e mercado
  • Estado, Governo e Mercado
  • estado governo e mercado
  • Estado, governo e mercado
  • Estado, Governo Mercado
  • Governo, estado e mercado atividade
  • Estado, Governo e Mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!