Estado governo sociedade por uma teoria geral da política bobbio

Páginas: 2 (338 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2012
[pic]

Texto1: BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia. 6a ed. Trad. Marco Aurélio
Nogueira. São Paulo: Brasiliense, 2000.

O jusnaturalismo define-se de acordo com Bobbio (2000) como adoutrina dos direitos dos homens, o qual detém para si o direito a vida, a liberdade, a segurança e a felicidade, uma vez que esses privilégios devem ser garantidos e respeitados pelos detentores dopoder legítimo, a fim de agir pelo meio da força para conservar a subordinação e a ordem.
Utilizou-se do jusnaturalismo como uma conjectura do liberalismo para fundamentar os limites do poderdo Estado. A relação política criada diz respeito a direitos e deveres, ou seja, a relação de proteção por parte do soberano e o dever de obediência por parte do súdito. Dessa forma, pode-se observarque o liberalismo surgiu em detrimento do poder absoluto do monarca estabelecendo uma soberania limitada em que o exercício do poder político legitima-se apenas sobre o consenso dos subordinados.Destaca-se a incompatibilidade entre poder e liberdade uma vez que à medida que se amplia o poder de uma das partes diminui a liberdade da outra. No Liberalismo a limitação das ações do Estadopermite a defesa dos direitos dos homens tornando o Estado como um mal necessário usado apenas para manter a ordem e proteger seus súditos de forma a intervir o mínimo possível no espaço dos indivíduos.O direito à liberdade infere que a pessoa deve desfrutá-lo na mesma medida que os demais. A base desse conceito fundamenta-se na igualdade dos direitos perante a lei afim de que nenhum cidadãosinta-se prejudicado em relação a outro.
A segurança desse direito garante-se na medida em que o poder político é distribuído de forma democrática, evitando um governo tendencioso que limite esuprima os cidadãos. Os ideais liberais e democráticos combinaram-se gradativamente de forma que, a liberdade foi conceito fundamental para o emprego das regras democráticas e posteriormente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bobbio, norberto. estado, governo, sociedade: por uma teoria geral da politica
  • Estado, governo, sociedade – para uma teoria geral da política
  • Resumo Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política (Noberto Bobbio), Cap. 3
  • RESENHA DO LIVRO: ESTADO GOVERNO SOCIEDADE: PARA UMA TEORIA GERAL DA POLÍTICA
  • Bobbio: estado, governo, sociedade
  • NORBERTO BOBBIO
  • bobbio estado governo e sociedade resumo
  • Estado governo e sociedade norberto bobbio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!