Brincando com as palavras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO CONE SUL – ASSECS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE NOVA ANDRADINA – FENA

KEITY MARIELLE ALBERTO RODRIGUES

BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Nova Andradina – MS
2011

KEITY MARIELLE ALBERTO RODRIGUES




BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Projeto apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado nas séries iniciais do Ensino Fundamental do curso de Pedagogia daFaculdade de Educação de Nova Andradina FENA, como requisito à obtenção de nota final da referida disciplina do 5 semestre

Orientadora: Profª Esp. Ana Maria de Almeida

Nova Andradina – MS
2011
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade levar a criança a formar palavras brincando, pois como afirmam vários pesquisadores à ação lúdica é uma metacomunicação, ou seja, uma possibilidade dacriança compreender o pensamento e a linguagem do outro. Portanto, o brincar implica uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para a construção do conhecimento do aluno.
As atividades lúdicas têm o poder sobre a criança de facilitar tanto o progresso de sua personalidade integral, como o progresso de cadauma de suas funções psicológicas, intelectuais morais. Ao ingressar na escola, a criança sofre um considerável impacto físico-mental, pois, até então, sua vida era exclusivamente dedicada aos brinquedos e ao ambiente familiar.
Sob essa ótica será realizadas varias atividades lúdicas que levem os alunos a formar palavras, de uma forma bem divertida, mas que seja eficaz na alfabetizaçãodas mesmas.

1- JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais podemos perceber a importância das atividades lúdicas na alfabetização, visto que jogos e brincadeiras são, conforme os estudiosos, experiências afetivas que se correlacionam ao ambiente e devem ser aplicadas nas crianças em fase escolar. Percebe-se também que os educadores da atualidade precisam utilizar-se do lúdico na alfabetização,até mesmo por que quando bem aplicadas, certamente ajudarão no desenvolvimento da educação psicomotora e consequentemente, no processo escolar.
Para Vygotsky (1987), “a aprendizagem e o desenvolvimento estão estritamente relacionados, sendo que as crianças se inter-relacionam com o meio objeto e social, internalizando o conhecimento advindo de um processo de construção.”
Naescola, a criança permanece durante muitas horas em carteiras escolares nada adequadas, em salas pouco confortáveis, observando horários e impossibilitada de mover-se livremente. Nesse sentido, a escola deve partir de exercícios e brincadeiras simples para incentivar a motricidade e as habilidades normais da criança em um período de adaptação para, depois, gradativamente complicá-los um poucopossibilitando um melhor aproveitamento geral, e no ensino da leitura e escrita, deve-se levar em conta o relacionamento da estrutura da língua e a estrutura do lúdico.



2- OBJETIVOS

3.1 Objetivos Geral

Proporcionar as crianças o ensino de formação das palavras através do lúdico.

3.2 Objetivos Específicos

* Exercitar a formação de sílabas;
*Construir palavras através dos jogos;
* Associar as letras com as figuras apresentadas;
* Socializar com os colegas nas brincadeiras desenvolvidas.

3- METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido no Município de Batayporã Mato Grosso do Sul, na Escola Municipal Anísio Teixeira no 1º ano do Ensino Fundamental, no período matutino sob regência da Professora Adelaide Eduardo Barros daSilva



4- REVISÃO LITERÁRIA

Neste projeto pretendemos colaborar com a discussão de reflexão sobre o uso de atividades lúdicas na alfabetização. Ainda hoje podemos perceber que alfabetização se limita às quatro paredes da sala de aula e o método adequado dá ao professor o controle da alfabetização de seus alunos, o próprio professor entra em conflito frente à situação de...
tracking img