Estado, Governo Mercado

Páginas: 2 (329 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
Atividade 2
Cite três características distintivas de cada corrente de pensamento até aqui analisada.

 De acordo com esta matriz, o Estado surgiria da necessidade do comprimento dos direitosnaturais aos indivíduos, ou seja, os direitos a liberdade e a propriedade. Caberia então ao Estado, garantir a segurança da sociedade e a proteção de seus bens. O liberalismo se estruturou em oposição aopoder absoluto da monarquia, invocando o direito divino como fonte de legitimidade. Na Matriz Marxista, o Estado surge da necessidade de garantir a superioridade da classe dominante sobre a dominada.Marx acreditava que primeiramente o Estado deveria ser forte para em seguida, quando a sociedade estivesse organizada, ser extinto. Esta matriz ainda afirmava que em todo Estado formado por sociedadede classes, o governo seria sempre uma ditadura da classe dominante. Esta teoria se estrutura como critica ao pensamento liberal e ou surgimento da burguesia.

 Todos os indivíduos eramconsiderados iguais por natureza perante o Estado e a lei, assegurando-se assim os direitos naturais (liberdade e propriedade). Nesta matriz, cada membro poderia lutar por conta própria para conseguir umacolocação adequada na sociedade e no mercado. Por fim, o liberalismo acreditava que a pobreza do homem tinha sua origem em seu fracasso pessoal, livrando o sistema da “culpa” pela miséria. Para Marx, asociedade era divida em classes sociais identificadas e definidas por sua inserção no processo produtivo e na divisão social do trabalho, apresentando uma classe dominante e uma dominada. Enquanto osliberais tentavam naturalizar as desigualdades, os marxistas enxergavam esta problemática como consequência das relações sociais do modo de produção, do sistema capitalista.
 A abolição do pensamentoConservador e a Universalização dos Direitos são características da matriz liberal, em contraponto temos a organização e a conscientização das classes sociais e a compreensão do homem como um ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governo, estado e mercado
  • Estado, governo e mercado
  • ESTADO, GOVERNO E MERCADO
  • Estado, Governo e Mercado
  • estado governo e mercado
  • Estado, governo e mercado
  • Governo, estado e mercado atividade
  • Estado, Governo e Mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!