Estado atual da siderurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Estado atual da Siderurgia no Brasil:
O Brasil tem hoje o maior parque industrial de aço da América do Sul; é o maior produtor da América Latina e ocupa o quinto lugar como exportador liquido de aço e nono como produtor de aço no mundo. O parque produtor é relativamente novo e passa por um processo de atualização constante. Está apto a entregar ao mercado qualquer tipo de produto siderúrgico.Mineração e suas etapas:
O Brasil é rico em muitos tipos de minérios, entre eles manganês, bauxita, tungstênio, cobre, estanho, níquel e cromo, mas o principal, é o ferro que representa 40% do faturamento nacional no setor de extrativismo mineral

Matéria Prima para Siderurgia
As matérias básicas da indústria siderúrgica são as seguintes:
Minério de ferro: É uma das principaismatérias prima do alto forno, pois é dele que se extrai o ferro. Os materiais que possuem ferro em quantidades abundantes são os óxidos, carbonatos, sulfetos e silicatos. Os mais importantes para a indústria siderúrgica são os óxidos, sendo eles:
Magnetita (óxido ferroso férrico) – 74% de ferro
Hematita (óxido férrico) – 69,5 % de ferro
Limonita (óxido hidratado de ferro) – 52,3% até 60,3% deferro
O minério de ferro é feito de 3 partes:
Útil – parte que contém ferro
Ganga - Impureza sem valor direto comercial
Estéril – Rocha da jazida ou minério que não contém valor comercial (ou baixos teores de ferro)
O minério de ferro para alto forno (Blast Furnace) deve apresentar as seguintes características:
Alto teor de Ferro; Baixo teor de fósforo (presente no gusa), enxofre(fragiliza o aço) e álcalis (escorifica causando cascão dentro do forno); Boa resistência mecânica; Boa redutibilidade; Granulometria adequada e mínima de pó.
O termo beneficiamento do minério de ferro compreende uma série de operação de tem como objetivo tornar o minério mais adequado para utilização nos altos-fornos.
Operações mecânicas: Lavra , Britagem, Moagem, Peneiramento e Homogeneização.Classificação e Concentração: Classificação gravimétrica; Flotação, Lavagem, Calcinação, Concentração magnética.
Aglomeração: Briquetagem, Nodulização, Sinterização, Pelotização.
Combustível :
Geralmente utiliza-se como combustível para alto forno carvão vegetal, o coque e fundentes:
O coque é o produto poroso resultante do processo de coqueificação, que consiste, em principio, noaquecimento a altas temperaturas em câmaras hermeticamente fechadas, portanto sem a ausência de ar, exceto na saída dos produtos voláteis, do carvão mineral.
O carvão mineral é constituído por restos de material vegetal que se decompôs com o tempo, na presença de umidade, na ausência de ar e variações de temperatura e pressão.
O carvão vegetal é fabricado mediante a pirólise da madeira, ou seja,quebra das moléculas complexa que constituem a madeira, em moléculas mais simples, mediante á calor.
As principais diferenças entre o carvão vegetal e o coque são:
* O peso especifico: o menor peso do carvão leva a uma queda na capacidade de carregamento e menor tempo de residência de carga dentro do alto forno podendo ocasionar aumento no consumo de combustível.
* Resistencia mecânica: amenor resistência do carvão leva a maior degradação do mesmo no interior do alto forno provocando a queda da permeabilidade podendo comprometer sua produtividade, além de prejudicar a descida de carga.
* Percentual de cinzas e enxofre: o menor percentual de cinzas implica no volume de escória de até 50% menor do que o do coque ajudando o controle de permeabilidade no interior do alto forno.* Reatividade: a menor reatividade do carvão vegetal leva a uma menor região do alto forno onde as reações ocorrem praticamente sem o consumo de combustível o que pode implicar no aumento de combustível quando o coque é substituído pelo carvão.

Fundentes
A função dos fundentes é combinar-se com as impurezas (ganga) do minério e com as cinzas do carvão formando as chamadas escórias....
tracking img