siderurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 SENAI
Guilherme Canuto T1A





Siderurgia
Definição
Características





Guarulhos
2015SUMÁRIO
Sumário
Introdução 4
O aço 5
Metalurgia 6
Siderurgia 7
Processo de fabricação 8
Lingotamento contínuo 9
Definição do processo 10
Tipo de processo 10
Máquinas utilizadas 11
Coqueria 12
Produtos aplicados 12
Parcerias profissionais 12
Cowpers 13
Partes 13
Desenvolvimento e função específica 14
Alto-forno 14
Cadinho 14
Rampa 15
Cuba 15
Forno elétrico 17Características 18
Panela de Gusa 19
Misturador de Gusa 20
Impactos ambientais 21
Siderurgia no Brasil 23
Imagens 31
Conclusão 33





















Introdução
Ao decorrer deste trabalho você irá compreender um pouco mais sobre os conceitos de siderurgia e metalurgia, tomando conhecimento da importância e procedimento que ocorre na fabricação do metal mais utilizado do mundo, o aço.
Serãoapresentadas algumas máquinas e equipamentos que são utilizados na modificação e criação do Ferro, além de uma breve apresentação e história da siderurgia no Brasil.
É possível identificar também os problemas que são causados pela indústria e empresas siderúrgicas no planeta, com diversos tipos de poluição.















O aço
Antes de entrarmos em qualquer assunto sobre siderurgia e metalurgia, éimportante compreender as características do aço.
Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. A fronteira entre o ferro e o aço foi definida na Revolução Industrial, com a invenção de fornos que permitiam não só corrigir as impurezas do ferro, como adicionar-lhes propriedades como resistência ao desgaste, ao impacto, à corrosão, etc. Por causa dessas propriedades e do seu baixo custo o açopassou a representar cerca de 90% de todos os metais consumidos pela civilização industrial.
















Metalurgia
Metalurgia é a ciência que estuda a extração, transformação e aplicação de materiais metálicos, como o ferro, o ouro, a prata e o bronze. Os materiais metálicos constituem um dos grupos em que podemos classificar tecnicamente os materiais. Os outros três grupos são: materiaispoliméricos, materiais cerâmicos e compósitos (formados pela junção de materiais de tipos diferentes. Ex.: fibra de vidro é um compósito formado por um material cerâmico e um material polimérico).
Acredita-se que o primeiro contato do homem com os metais tenha se dado ao acaso por volta de 6 a 4 mil anos a.C. com metais encontrados em seu estado natural como o ouro e o cobre. Os primeiros trabalhos comcobre de que se tem notícia foram feitos por volta de 6.000 a.C. na Mesopotâmia e eram apenas materiais pouco trabalhados. Apenas 2000 anos depois é que se desenvolveram métodos um pouco mais sofisticados de trabalhar o metal. Da mesma época, tem-se registros de materiais feitos com uma liga metálica de cobre e estanho, o bronze e, apenas por volta de 2000 a.C. foi descoberto o ferro.Siderurgia
A Indústria siderúrgica é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos. O aço é um dos dois tipos de liga metálica baseado no elemento químico ferro, o outro é o ferro-fundido. A diferença entre eles está no seu teor de carbono em sua composição, as  ligas de ferro e carbono com mais de 2% são considerados ferro-fundido. Porém os ferros-fundidose os aços têm propriedades diferentes, como por exemplo: os ferros-fundidos são mais duros e frágeis e os aços são mais maleáveis e resistentes; e por isso, o aço é a liga metálica mais utilizada pelo homem. Na siderurgia ocorre a mistura de ligas com o aço para deixá-lo mais resistente. Essas ligas podem ser : manganês, cromo, sicílio, nióbio, molibdênio e etc.
Por outro lado, existem alguns...
tracking img