Os moldes educacionais do brasil na atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

WALQUIRIA JOSÉ CIRILO DE ALMEIDA













OS MOLDES EDUCACIONAIS DO BRASIL NA ATUALIDADE






















SETE LAGOAS
2012

WALQUIRIA JOSÉ CIRILO DE ALMEIDA













OS MOLDES EDUCACIONAIS DO BRASIL NA ATUALIDADE















Trabalhoapresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Processo Educativo no Contexto Histórico, Psicologia da Educação I, Teoria Geral do Conhecimento, Sociologia da Educação .

Prof. Bernadete Strang, Carlos Eduardo Gonçalves, Márcia Bastos e Okçana Battini.













SETE LAGOAS
2012
Os moldes educacionais do Brasil naatualidade


A realidade nas escolas brasileiras tem mudado seu perfil de maneira contundente e radical nas três últimas décadas. Esse processo tem acentuado com a redemocratização do país, o surgimento da internet, a abertura dos meios de comunicação e principalmente com a mudança do perfil familiar brasileiro. Isso tem gerado debates e buscas incessantes pela construção de soluções que busquemadequar esse espaço a essa nova ordem social e política, sem comprometer seu caráter educativo e instrutivo.
A ausência de um suporte familiar transfere de maneira errônea para a escola e consequentemente ao professor a responsabilidade sobre a formatação ética e moral da nova geração. Esse fator levar a uma maior cobrança por parte da sociedade, atribuindo ao ambiente escolar aresponsabilidade pela degradação social das comunidades. Aliado a esse fator extremamente perverso, onde o profissional é constantemente cobrado e policiado, existe uma política governamental que ainda não reconheceu de maneira concreta a profissão do professor como elemento estrutural na construção da sociedade. Reconhecer a importância do professor vai muito além de lançar campanhas a esse respeito,reconhecer sua importância é remunera – lo a altura da ação social que exerce. Reconhecer o professor é criar políticas públicas que visem protege – lo e ampara – lo perante os ataques sociais.
Para contribuir com essa análise foram apresentadas duas formas de mídia que embora diferentes, tratam do mesmo assunto sobre duas perspectivas, a visão institucional do governo federal do que para eleseria uma maneira de promover a profissão dos docentes e o segundo uma charge que mostra de forma sucinta e direta como são os fatos na realidade.
Nota – se pela charge um acentuado desajuste entre escola e sociedade, e no meio disso tudo estão os professores. Dedicados incondicionalmente a sua vocação criam meios de transpor essas realidades e promover o aprendizado e a integridade social deseus alunos. O professor antes visto de forma magistral hoje tem que sujeitar seu trabalho e suas metodologias à análise dos mais diversos ramos sociais, até mesmo daqueles que não conhecem nada do processo de ensino e aprendizagem. A atual situação acaba sendo um elemento desestimulador por atribuir ao professor de maneira a total responsabilidade pelo fracasso do aluno. Em algumas vezes ele podesim ter negligenciado em alguns pontos, mas o que comumente tem se visto são alunos desinteressados e relapsos com suas tarefas. Para alcançar a mudança necessária e dar novamente a escola o valor que lhe é devido, entre outros aspectos cabe ao governo federal proporcionar condições reais do docente se atualizar às novas técnicas, bem como qualificarem-se constantemente, principalmente nos cursosrelacionados ao relacionamento interpessoal.
Como foi mostrado no vídeo, o professor é a peça fundamental na sociedade e por isso deve ter um tratamento diferenciado, frente às demais carreiras. Nesse sentido diz Platão: o corpo é um túmulo e a educação é ascensão do mundo sensível para o mundo inteligível das Ideias (PLATÃO, 2002). Uma nova sociedade só é possível através da construção...
tracking img