O papel do estado frente a relação professor-aluno em sala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

BRUNO RODRIGO MOREIRA CUSTÓDIO

PROJETO DE PESQUISA
O PAPEL DO ESTADO FRENTE À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NAS ESCOLAS

ARAPIRACA, 2012.
BRUNO RODRIGO MOREIRA CUSTÓDIO

PROJETO DE PESQUISA
O PAPEL DO ESTADO FRENTE À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NAS ESCOLAS

Trabalho solicitado pelo Profº. Gladson, como requisitopara avaliação da disciplina de Técnicas de Pesquisa II do curso de Licenciatura em História.

ARAPIRACA, 2012
DELIMITAÇÃO DO TEMA

A relação algumas vezes conturbada entre professor-aluno nas escolas públicas brasileiras está enredada numa teia de complexidade, em que o estado desempenha o papel principal. Sendo este último, o responsável por todo o processo de formação de professores e dealunos que compõem o quadro de cidadãos de uma nação.
Nessa globalização em que o Neoliberalismo reina soberano, nos deparamos com entraves sociais, educacionais e humanos. O Estado nesse contexto se torna frágil, pelo fato de que a economia vigente regula toda uma estrutura em que o Capitalismo é o cargo-chefe do sistema.
Os países capitalistas se voltavam para o ordenamento do Estado de BemEstar que consistia em estabelecer relações entre o desenvolvimento social e o econômico, através de estratégias políticas.

PROBLEMA DE PESQUISA

O problema é que num país imenso como o Brasil, as políticas públicas de educação sofrem de uma falta de fiscalização, má distribuição de recursos e despreparo profissional que acarreta de certa forma numa ineficiência da escola como sendo mola mestrada formação cidadã no país.
Professores reclamam do desinteresse e apatia dos alunos que, afastados de uma consciência no que se refere ao respeito do valor da educação e de sua práxis. Do outro lado, os alunos reclamam de que as aulas são entediantes, os assuntos são desinteressantes e os professores não abrem espaço para um dialogo equiparado para eles.
A profissão de professor no Brasil é emsua maioria uma missão árdua e difícil, onde esse profissional inicia sua vida acadêmica com vários problemas. Seja estes por falta de investimentos do governo em sua instituição ou por a baixa condição de renda desse estudante perante aos custos inerentes à sua graduação.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:
Esclarecer o processo na relação professor-aluno e o papel do Estado diante desse assuntoque desencadeia na construção do cidadão na sociedade Brasileira.

Objetivos Específicos:
* Discutir o papel do Estado na relação do professor com o aluno.
* Quais os problemas que o Estado aponta como entraves para uma evolução no campo educacional?
* Quais os problemas que os professores mostram como entraves no seu dia-a-dia nas aulas?
* Qual o ponto de vista dos alunos diantedessas considerações que os cercam?
* Discussão das metodologias adotadas de acordo com o poder político vigente.
* A educação do ponto de vista político.
* O quadro atual dessa relação intraclasse.

HIPÓTESES DA PESQUISA

A desmotivação é algo comum entre as duas classes aqui citadas, onde o Estado é o responsável por essas condições.
Cabe a este a melhoria das condições tantopor parte do professor quanto por parte do aluno que é um dos que mais sofre com esse descaso social que vigora aqui no Brasil. Mas a esta melhoria todos têm que oferecer sua parcela de contribuição.

JUSTIFICATIVA

Estas proposições se basearam no modelo neoliberal, com as características de controle e aprimoramento no âmbito ideológico-político e econômico. Os argumentos são estruturadosteórico-ideologicamente num processo que justifica pragmaticamente as ações políticas que tem como atividade fim a educação.
Os processos cognitivos por parte dos alunos, aos trabalhos desenvolvidos em sala também vêm ocupando o tempo e as atenções dos educadores e professores. Com os avanços das reflexões e estudos nesse âmbito escutamos a orquestra dos insatisfeitos dos dois lados da moeda.
A...
tracking img