Israilson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA ANÁLISE CONTÁBIL E ESTATÍSTICA DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ E DO DESEMPENHO DAS EMPRESAS NO SETOR DE METALURIA E SIDERURGIA, QUE NEGOCIAM SUAS AÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS E QUE POSSUEM DEMONSTRAÇÕES PUBLICADAS DE 2006 A 2011.


Anderson Rodrigues
UNEB - Universidade do Estado da Bahia
anderson_rodrigues@hotmail.com
Cristiane Santos
UNEB - Universidade do Estado daBahia
cristiane.santos@csn.com.br
Carlos Luciano
UNEB - Universidade do Estado da Bahia
carlos_trilha99@hotmail.com
Hamyd Souza
UNEB - Universidade do Estado da Bahia
hamyd_scorpion@hotmail.com
Israilson Santos
UNEB - Universidade do Estado da Bahia
violinista141@yahoo.com.br
Rômulo Carneiro
UNEB - Universidade do Estado daBahia
romuloscarneiro@hotmail.com



















RESUMO


Este trabalho busca uma analise sobre o desempenho contábil e econômico no segmento de Metalurgia e Siderurgia entre os anos de 2006 a 2011. O estudo que está sendo realizado nesses setores está baseado em dados extraídos do site da BM&FBovespa através de Balanços Patrimoniais, Demonstrações de Resultados, Demonstração do Fluxo deCaixa e Demonstração do Valor Adicionado, referente aos exercícios mencionados. Faremos a análise amostral do desempenho destes setores no período destes exercícios.
As variáveis escolhidas, são ativo total (AT), Ativo Circulante (AC), Passivo Circulante (PC), Exigível a Longo Prazo (ELP) e Lucro Líquido (LL). Serão demonstradas através de gráficos e tabelas, juntamente com os cálculos damédia, mediana, desvio padrão, variância e os indicies de liquidez, para compararmos como este segmento tem se comportado e descrever os fatores macros e micros que influenciam diretamente no crescimento ou regressão do setor.
A escolha dessas variáveis se deu pelo desejo de demonstrar o crescimento patrimonial e consequente aumento da lucratividade do setor ao longo dos anos em questão.Palavras-chave: Liquidez, índices econômicos, siderurgia e metalurgia, setor, demonstrações contábeis.































INTRODUÇÃO


É fácil perceber as diferentes mudanças que ocorrem no cenário econômico atual, provocado por inúmeros fatores, que dentre eles podemos destacar, o processo de globalização, alterações na legislação fiscal, tributária e na taxa de juros, que podem afetar diretaou indiretamente o sistema financeiro das empresas. Pode-se dizer que existe uma vulnerabilidade no sistema financeiro das organizações empresariais, uma vez que essas mudanças poderão influenciar nos seus negócios e aumentar a concorrência entre as empresas.
Com muita frequência, gestores e usuários das informações julgam e avaliam a saúde financeira de uma empresa utilizando um único índice: oíndice de lucro por ação ou rentabilidade financeira. Esta é uma forma muito simples para avaliar uma empresa. É como se o médico julgasse a saúde de seus pacientes somente pela temperatura.
A análise de índices financeiros é uma das primeiras tarefas a ser executada dentro da empresa. Após analisada financeiramente, a empresa, o gestor financeiro terá elementos para o processo de decisão.Este artigo caracteriza-se por uma analise comparativa dos índices de liquidez, estrutura e rentabilidade, e para isso utilizamos os dados do Setor de Metalurgia e Siderurgia, das empresas que negociam suas ações no mercado de capitais.






CARACTERIZAÇÕES DO SETOR
 
Em 2006 houve uma retomada dos investimentos dos setores industriais no Brasil, destes investimentos 19,4%foi direcionado ao setor de metalurgia. Com a crise do mercado imobiliário em 2008, além da redução nos investimentos, houve uma queda de metade da produção em 50% devido à queda nas exportações. Apesar da crise
Em 2009 o setor metalúrgico atingiu o faturamento de aproximadamente US$ 54 bilhões, e o siderúrgico respondeu por 53% desse total. A metalurgia participou com 27,2% do...
tracking img