Estadio manaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO
Em Manaus, uma das doze cidades-sede, está sendo erguida a Arena da Amazônia, (antigo Estádio Vivaldo Lima – Vivaldão). A cidade de Manaus precisava de um novo estádio, já que uma profunda reforma no estádio Vivaldo Lima não atenderia à todos os requisitos da FIFA.
Primeiramente foi proposta a construção de outro estádio na cidade, mas tornou-se inviável, pois não existedemanda de público para dois estádios.  O Vivaldão possui uma localização privilegiada, próximo ao centro da cidade e com fácil acesso, então se optou pela demolição do antigo estádio e a construção de uma arena moderna em seu lugar. Cabe ressaltar que o projeto segue as exigências técnicas estabelecidas pela FIFA e CBF. Adicionalmente, o projeto obedece a requerimentos, leis e estatutosnacionais.
Trata-se de um arrojado projeto de engenharia onde se destacam os muitos elementos pré-moldados e a complexa estrutura metálica de fachada e cobertura, revestida em membrana. A Arena é hoje um dos maiores empreendimentos de construção no Brasil.
O projeto teve início em 2009 e ainda não foi finalizado. A obra foi Iniciada no dia 19 de março de 2010, com o lançamento da ‘PedraFundamental’, a construção da Arena da Amazônia, em Manaus, completará três anos neste mês e avançou apenas 54% neste período.
A entrega do estádio, que receberá quatro jogos da Copa do Mundo, em 2014, está prevista para o final do mês de dezembro deste ano, mas atualmente é a obra mais distante de ser concluída entre as 12 arenas que sediarão jogos do Mundial.



2 - O PROJETO
Com área a serconstruída de 170.000 m² em um terreno de 84.000 m² a nova arena terá capacidade para 43,6 mil pessoas.
O projeto executivo do estádio foi contratado pela construtora Andrade Gutierrez ao escritório alemão GMP (Architekten von Gerkan, Marg und Partner) o estádio é uma moderna arena multiuso, de esporte, lazer e compras. O objetivo é que o local seja frequentado pela população durante toda asemana, e não apenas durante eventos esportivos e culturais.
O projeto incorpora avançados conceitos de arquitetura sustentável, em que se destaca o sistema de coleta de água da chuva — captada por um dreno no telhado, a água ficará armazenada em um reservatório e será utilizada na irrigação do gramado e descarga dos banheiros. O projeto prevê a certificação LEED (Leadership in Energy andEnvironmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações e é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, dada pelo Green Building Council, que atesta a sustentabilidade do empreendimento, desde sua fase de projeto até a utilização e manutenção do mesmo. Além disso, a construtora conseguiu reaproveitar mais de 95% do materialdemolido/removido do anterior estádio, numa importante ação de responsabilidade ambiental.
O estádio tem formato circular, compreendendo dois anéis de concreto armado onde serão instalados os assentos. A estrutura metálica (fachada e cobertura) é revestida por uma membrana de PFTE( polímero conhecido mundialmente pelo nome comercial teflon, marca registrada de propriedade da empresa DuPont). Estaestrutura é baseada em um cesto indígena, sendo composta de perfis caixão soldados. Este perfis não possuem formato comercial padrão, sendo fabricados exclusivamente para a Arena através de processo de caldeiraria. Os nós de conexão da estrutura são muito complexos, por exemplo, o nó tridimensional entre fachada e cobertura possui mais de 10 vistas isométricas de solda para demonstrar suafabricação. A estrutura não é autoportante durante sua montagem, e somente ao final da colocação do anel superior (de compressão) é que a mesma consegue se suportar sem o auxílio de pilares (as torres de escoramento serão retiradas). Ela possui uma sequência de montagem definida, não podendo ser feita aleatoriamente, influindo diretamente no andamento de toda a obra.
Outro ponto de grande...
tracking img