Abcdefgh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O transporte nas Plantas

1

As plantas, enquanto seres pluricelulares complexos, necessitam de transportar substâncias minerais até às folhas, para garantir a síntese de compostos orgânicos que aí ocorre.
Posteriormente, esses compostos terão de ser distribuídos a todas as células, de forma a poderem ser utilizados. Plantas avasculares - não possuem estruturas especializadas no transportede substâncias. Plantas vasculares - a distribuição de substâncias ocorre devido à existência de sistemas de transporte, localizados nos diferentes órgãos das plantas.

2

O transporte nas Plantas

3

O transporte nas Plantas

Algumas plantas mais simples (avasculares) não possuem estruturas especializadas no transporte de substâncias

4

O transporte nas Plantas

A água e ossais minerais utilizados na síntese de matéria orgânica, entram na planta por absorção, através da raiz.
Por outro lado, o dióxido de carbono utilizado durante a fotossíntese entra na planta através dos estomas. Os estornas também controlam a quantidade de água que se evapora pelas folhas, num processo denominado transpiração.

5

O transporte nas Plantas

Página 110

Como se efetua otransporte numa planta vascular?
1 Descreva o percurso efetuado pela água no interior da planta.
2 Que tipos de tecidos de transporte estão indicados na figura? 3 Que tipo de seiva circula em cada um desses tecidos de transporte?

6

O transporte nas Plantas

Cerca de 99% da água absorvida pelas raízes é perdida sob a forma de vapor, através das folhas. Esta água é substituída por outra,transportada, juntamente com sais minerais, num sistema contínuo de vasos, que se estende desde a raiz, passa pelos caules e chega até às folhas. Este sistema de vasos denomina-se xilema.
Existe também outro sistema de vasos chamado floema, no qual há movimento de água e solutos orgânicos, resultantes da fotossíntese, que se deslocam, essencialmente, das folhas para os outros órgãos das plantas. Omovimento de água e de solutos no interior da planta através destes tecidos condutores denomina-se translocação.

7

O transporte nas Plantas

Xilema
O xilema, também chamado tecido traqueano ou lenho, está especializado no transporte de água e de sais minerais. Na maioria das plantas, este tecido é constituído por quatro tipos de células: Os elementos condutores, células mortas ondecirculam a água e os sais minerais. Podem ser de dois tipos:  1 - Elementos de vasos  2 - Tracóides
Corte transversal de um caule mostra algumas das principais estruturas das plantas.

8

O transporte nas Plantas

Os elementos de vasos são células vasculares com um diâmetro superior ao dos tracóides. Resultam de células mortas, que perderam as paredes transversais e cujas paredes lateraisapresentam espessamentos de lenhina, uma substância que lhes confere rigidez.

9

O transporte nas Plantas

Os tracóides são células longas e de extremidades afiladas, as quais contactam entre si, formando tubos que permitem a passagem de água e de sais minerais.

10

O transporte nas Plantas

3 - As fibras lenhosas são constituídas por células mortas cujas paredes são espessas devido àdeposição de lenhina e desempenham funções de suporte (5).
4 - O parênquima lenhoso é um tecido formado por células vivas, pouco diferenciadas, que desempenha importantes atividades metabólicas nas plantas, tais como a fotossíntese, o armazenamento ou a secreção de substâncias (1). As células deste parênquima são as únicas células vivas do xilema e desempenham funções, essencialmente, de reserva.11

O transporte nas Plantas

Floema - O floema, tecido crivoso ou líber, está especializado no
transporte de água e substâncias orgânicas, sendo formado, tal como o xilema, por quatro tipos de células:

A - As células dos tubos crivosos são células muito especializadas,
ligadas entre si pelos topos e cujas paredes de contacto possuem uma série de orifícios, que se assemelham a um...
tracking img