Estaca raiz e mega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.

Introdução

As “estacas raiz” (pali Radice, root pile) são estacas escavadas com injeção segundo NBR 6122/96, de pequeno diâmetro concretadas “in situ” e estão sendo utilizadas nos últimos anos de maneira sempre mais frequente. As “estacas raiz” se constituem de fato hoje num dos procedimentos mais difundidos no campo das obras de reforço de fundações, consolidação de taludes e defundações normais ou de tipo especial, em presença também e sobre tudo de terrenos particularmente difíceis, por exemplo, com presença de matacões e rocha. As principais características típicas de estaca (alta capacidade de carga com recalques muito reduzidos possibilidades de execução em áreas restritas e alturas limitadas com perturbação mínima do ambiente circunstante em qualquer tipo de terreno e emdireções especiais com utilização quer a compressão, quer a tração permitem de fato resolver com sucesso a maior parte dos problemas ligados com reforço de fundações e consolidação de terrenos. A concepção e o aperfeiçoamento dos primeiros modelos de “pali Radice” realizados pela Fondedile SpA Nápoles, Itália remontam mais de meio século, quando seu inventor, o Engº . F. Lizzi, diretor técnicodaquela empresa requereu as primeiras patentes em 1952. A Estaca, elemento de fundação, executada com auxílio de ferramentas ou equipamentos, execução esta que pode ser por cravação a percussão, prensagem, vibração ou por escavação. A solidez de uma edificação depende, em primeiro lugar, de uma fundação bem dimensionada.

Para isso, a engenharia já evoluiu a ponto de garantir que até as estruturasmais pesadas mantenham-se estáveis e, é claro, sem recalques consideráveis, mesmo em solos ruins. A variedade de sistemas, equipamentos e principalmente processos executivos é enorme, restando o desafio de identificar a maneira mais adequada de acordo com as peculiaridades da obra e do terreno. São muitas as possibilidades quando se fala em fundações profundas – aquelas cujo comprimento da estacapredomina sobre sua seção transversal, ou a camada de suporte está a uma profundidade maior que 2 m. No entanto, solos com baixa capacidade de suporte em pequena profundidade também podem obrigar a utilização de fundações profundas até mesmo para uma casa ou um sobrado. É importante destacar essa falsa idéia de que fundação profunda serve apenas para obras de grande porte. O que define o tipo desistema é o conjunto: tipo de estrutura e característica do solo. No caso das estacas moldadas in loco, as tecnologias disponíveis vão desde simples estacas-brocas até as modernas estacas ômega e a hélice contínua monitorada. O que diferencia grande parte dos métodos de fundações é o processo executivo.

Execução de uma Estaca Raiz.

Quando a falta de espaço é um fator determinante, uma opção éa estaca raiz, utilizada tanto em obras convencionais, como em reforços de fundações. Tal flexibilidade é possível porque a ferramenta de escavação é relativamente pequena, permitindo o trabalho de locais com pé direito baixo. Além disso, escava qualquer tipo de material, até mesmo concreto e rocha. Trata-se de um dos sistemas mais versáteis, porque a perfuratriz não é contida por materiais quenormalmente são obstáculos para outros tipos de equipamentos.

1.

ESTACA TIPO RAIZ.

Estacas Raiz é uma estaca de pequeno diâmetro concretada “in loco”, cuja perfuração é realizada por rotação ou roto percussão, em direção vertical ou inclinada. Essa perfuração se processa com um tubo de revestimento e o material escavado é eliminado continuamente, por uma corrente fluida (água, lamabentonítica ou ar) que introduzida através do tubo refluí pelo espaço entre o tubo e o terreno. O emprego deste tipo de estaca é indicado em todo tipo de fundação e em especial para fundações de equipamentos industriais, reforços de fundações, locais com restrição de pé direito ou dificuldade de acesso para equipamentos de grande porte, situações nas quais a execução possa provocar vibrações, em...
tracking img