REFORÇO DE FUNDAÇÕES ESTACA MEGA

6572 palavras 27 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

REFORÇO DE FUNDAÇÕES UTILIZANDO ESTACA MEGA
Átila Almeida de Oliveira(1); Rennan Racy Lopes (1), Flávio Ricardo Leal da Cunha, (2)
(1) Graduandos em Engenharia Civil, Departamento de Engenharia – Pontifícia Universidade
Católica de Goiás
(2) Professor M.Sc. Assistente I, Departamento de Engenharia – Pontifícia Universidade
Católica de Goiás

Resumo
Trata-se de estudo de caso sobre reforço de fundação em um edifício utilizando estaca
Mega, tema ainda pouco evidenciado na literatura científica. Pretende-se apresentar uma experiência de utilização da estaca Mega como reforço na fundação, onde foram relatados erros operacionais que propiciaram a execução e a adaptação deste reforço. Partiu-se da contextualização de uma situação-problema, da revisão da literatura sobre o tema, do relato descritivo da concepção da estrutura de reação, juntamente com seus aspectos operacionais, processo executivo e dimensionamento do reforço. Foram três os desafios encontrados: tronco de cone executado invertido, estaca Raiz com capacidade inferior à dimensionada e duas destas perdidas durante o processo de execução. A experiência retratada constitui-se em um desafio ímpar, por lidar com situação complexa em que não se admite falhar.
Palavra-Chave: Estaca Mega, Reforço, Fundação

1. INTRODUÇÃO
As edificações são constituídas de superestrutura, fundação ou infraestrutura e solo. A fundação é a ligação entre a superestrutura e o solo, interface que transmite os esforços provenientes ao solo. (CUNHA, 2011).
Erros durante o projeto e na fase de execução, assim como deslizes nas investigações geotécnicas e alterações estruturais não previstas, podem interferir diretamente no conjunto da obra, prejudicando o adequado funcionamento da edificação e colocando em risco a integridade física dos seus usuários. Além disso, a administração incorreta, negligências e descuidos no planejamento e execução,
1

Relacionados

  • resolução meriam Livro Mecanica Estatica James Meriam
    130362 palavras | 522 páginas