Esquizofrenia
2. DELIMITAçãO DO TEMA
O que é a esquizofrenia, recursos terapêuticos utilizados e as complicações na vida de um esquizofrênico.
3. Justificativa
Hoje em diaencontramos um grande número de pessoas com vários tipos de transtornos sendo o mais comum a esquizofrenia. A terapia cognitiva-comportamental tem sido um recurso terapêutico que vem mostrando melhoresresultados, contribuindo para melhor qualidade de vida para os indivíduos que possuem esse transtorno. Tem como justificativa diminuir o isolamento, desenvolver a capacidade de diferenciar as sensações desentimentos, e também restabelecer a realidade na vida desses indivíduos.
4. FORMULAçãO DO PROBLEMA
A esquizofrenia é uma doença mental que quando não tratada pode trazer sérios problemas ecomplicações sociais, psicossociais e psicológicos, tais como isolamento, baixo estima, risco de suicídio, risco de abuso de álcool e drogas, traumas, dificuldades de diferenciar sons, atenção restrita,depressão, desesperança, hipersensibilidade, dificuldade de competir no mercado de trabalho, mudança social pra pior entre outras.
5. OBJETIVOS
5.1 Geral
Investigar recursos terapêuticos,visando o tratamento na reabilitação e recuperação do individuo esquizofrênico.
5.2 Específicos
* Informar sobre a patologia e as melhores formas de lidar com ela;
* Apresentar a utilização daterapia cognitivo-comportamental;
* Incentivar a pessoa com a doença a participar de fatores terapêuticos.
6. REVISãO DA LITERATURA
A esquizofrenia é uma doença mental grave, caracterizadapor sintomas positivos de alucinações, delírios e transtornos de pensamento. As alucinações costumam ser auditivas, na forma de vozes que se ouvem falando da pessoa e na terceira pessoa, embora essasalucinações possam acontecer em outros sentidos. (BARLOW, 2009, p. 464).
Segundo Barlow (2009), as alucinações, delírios e os transtornos do pensamento, são chamados de sintomas positivos que...