Esquizofrenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O transtorno do pensamento conhecido atualmente como esquizofrenia existiu indubitavelmente ao longo de toda a história humana. Entretanto, o desvio comportamental associado com esse transtorno nem sempre foi visto de forma negativa. Algumas sociedades primitivas levavam aqueles que sofriam de visões e ouviam vozes a uma posição de proeminência, acreditando que possuíam poderessobrenaturais (TAYLOR, 1992).
Para Nunes (2005), o interesse pela esquizofrenia no curso do tempo se confunde com a própria história da psiquiatria. O que o senso comum chamou sempre “louco” é o que os psiquiatras hoje chamam de esquizofrênico.
O autor supracitado ainda afirma que a esquizofrenia é o transtorno maior de que tratam os psiquiatras. Acomete pessoas precocemente com relação à idade,conduzindo a alterações graves do pensamento, afeto e vontade. Muitas delas são conduzidas a um longo afastamento da realidade externa (autismo), com enorme desgaste emocional e econômico para os pacientes, suas famílias e a sociedade.
Não existe um curso típico da esquizofrenia devido a grande sintomatologia apresentada, que varia de indivíduo para indivíduo. Somente 5% dos pacientesapresentam um surto na vida, e a maioria experimenta vários surtos, principalmente no início da doença. A variabilidade da evolução encontrada independe dos sintomas apresentados no início da doença (GIACON; GALERA, 2004).
Em virtude da doença está relacionada a fatores estressantes da vida moderna, eu, acadêmica de enfermagem, busquei um embasamento maior no assunto para que possamos prestar umaassistência de melhor qualidade e com eficácia aos portadores de esquizofrenia.

De acordo com Orem (1995), o autocuidado consiste na prática de atividades pelo indivíduo para o seu próprio benefício, manutenção da vida, saúde e do bem-estar. A principal preocupação da enfermagem é oferecer e controlar ações de autocuidado do indivíduo para sustentação da vida e saúde, recuperação da doença ou lesão,tornando compatível os seus efeitos.

2 PERCURSO METODOLÓGICO

Tipo de pesquisa

Trata-se de um estudo bibliográfico, realizado através de livros, que segundo Lakatos (2006) é caracterizado por abranger toda bibliografia publicada em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, pesquisas, monografias, teses a meios de comunicações visual e auditivo. Afinalidade é proporcionar ao pesquisador o contato direto com todos os métodos de divulgação sobre o determinado assunto.

A pesquisa bibliográfica refere-se à associação de conhecimentos humanos encontrados em obras literárias. Apresenta como objetivo direcionar o pesquisador ao assunto e dar condição para produzir, colecionar, armazenar, reproduzir, e utilizar as informações analisadas para odesenvolvimento da pesquisa (FACHIN, 2003).

Local de Pesquisa

Pesquisa bibliográfica abrangeu como local de pesquisa o acervo de bibliotecas de instituições públicas e privadas da cidade de João Pessoa –PB.

Coleta de dados

Segundo Costa (2000), a coleta de dados consiste na busca ou reunião do material contido em livros, revistas e publicações referentes ao assunto estudado, e estefoi realizado do dia 11 ao dia 29 de março de 2010.

Análise dos dados

A análise dos dados foi feita de acordo com a literatura consultada.

3 FUNDAMENTAÇÃO DE LITERATURA

A esquizofrenia é um transtorno causado por diversos fatores biopsicossociais que interagem, criando situações, as quais podem ser favoráveis ou não ao aparecimento do transtorno. Os fatores biológicos seriam aquelesligados à genética ou aqueles que são devido a uma lesão ou anormalidade de estruturas cerebrais; Os fatores psicossociais são aqueles ligados ao indivíduo, do ponto de vista psicológico e da sua interação com seu ambiente social. Enfim, indivíduos com predisposição podem desenvolver a doença quando estimulados por fatores biológicos, ambientais ou emocionais (GIACON; GALERA, 2004).
Para...
tracking img