Esquistossomose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A esquistossomose é uma doença transmissível, parasitária, provocada por vermes trematódeos do gênero Schistosoma. Atualmente, existem seis espécies de Schistosoma (S.mansini, S. hematobium, S.japonicum, S. intercalatum, S. mekongi e S. malayensis) que podem provocar doenças no homem (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2007).
As espécies do gênero Schistosoma que afetam ohomem, chegaram as Américas durante o tráfico de escravos e com os imigrantes orientais e asiáticos (nos quais foram detectados numerosos indivíduos parasitados pelo S. haematobium e S. japonicum). Entretanto, apenas o S. mansoni aqui se fixou, seguramente pelo encontro dos hospedeiros intermediários e pelas condições ambientais semelhantes às da região de origem (NEVES, 2000).
No Brasil,a esquistossomose mansônica é endêmica em vasta extensão do território e considerada, ainda, um grave problema de saúde pública, porque acomete milhões de pessoas, provocando anualmente, um número expressivo de formas graves e óbitos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2007).
A presença de pacientes portadores da parasitose é observada em quase todos os estados brasileiros, independente da existênciade transmissão e está relacionada à migração das populações, sobretudo, de zonas endêmicas. Essas migrações contribuem para a dispersão da esquistossomose e instalação de novos focos da parasitose, em locais onde existem hospedeiros intermediários (CARVALHO, 2008).

2. AGENTE ETIOLÓGICO

O Shistosoma mansoni é um parasito da classe trematoda causador da doença conhecida popularmente por“xistose”, “barriga-d’água” ou “mal do caramujo”. Sua morfologia pode ser encontrada em várias fases: adulto (macho e fêmea), ovo, miracídio, esporocisto e cercária.
O macho mede cerca de 1 cm, tem cor esbranquiçada com tegumento recoberto de minúsculas projeções, sendo que a fêmea mede cerca de 1,5 cm e tem cor mais escura com tegumento liso. O ovo mede aproximadamente 150 micrômetros de comprimentopor 60 de largura. O que caracteriza o ovo maduro é a presença de um miracídio formado, visível pela transparência da casca. O miracídio apresenta forma cilíndrica, com células epidérmicas, onde se implantam os cílios os quais permitem o movimento no meio aquático. A cercaria apresenta comprimento total de 500 micromêtros, cauda bifurcada e corpo cercariano.
Os vermes adultos vivem no sistemaporta, quando os esquistossômulos atingem o fígado e começam a apresentar um ganho de biomassa exponencial. Com a maturação sexual, em torno de 25 dias, migram para os ramos terminais da veia mesentérica inferior, principalmente na altura da parede intestinal, onde se acasalam em torno de 35 dias, as fêmeas iniciam a postura dos ovos (NEVES, 2000)

3. CICLO

O ciclo evolutivo do Shistosomamansoni, é complexo, envolvendo reprodução assexuada em hospedeiro invertebrado e sexuado em hospedeiro vertebrado. O ciclo do S. mansoni inicia-se com a eliminação dos ovos junto com as fezes do hospedeiro definitivo e quando alcançam a água liberam os miracídios, estimulados por temperatura média de 28°C, luz intensa e oxigenação da água. Os miracídios movimentam-se ativamente e quando encontram umhospedeiro invertebrado suscetível, molusco planorbídeo do gênero Biomphalaria, penetram em qualquer parte do tecido exposto. Os miracídios transformam-se em esporócitos primários, no tecido subcutâneo que geram, após 14 dias da penetração os esporócitos secundários. Estes, no décimo oitavo dia da penetração do miracídio, migram para os espaços intertubulares da glândula digestiva, região rica emnutrientes onde sofrem profundas modificações anatômicas originando as cercárias. A formação completa da cercaria até sua emergência para o meio aquático, ocorre num período de 27 a 30 dias podendo gerar de 100 a 300 mil cercarias. As cercarias são eliminadas pelo hospedeiro invertebrado por influência de estímulos luminosos e/ou temperatura. Nadam ativamente e ao entrarem em contato com o...
tracking img