Esquema basico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Esquema Básico
A linha de raciocínio de Keynes pode ser representada em termos de perguntas e respostas.
1. Que fatores explicam o nível de emprego, numa sociedade industrial moderna? – Onível de emprego é determinado pelo nível de produção
2. Quem determina o nível de produção? – A demanda efetiva.
3. Quem determina a demanda efetiva?
Para responder esta ultima pergunta énecessário decompor a demanda em seus vários componentes.
Vamos supor uma economia sem comercio exterior e sem governo, para simplificar o modelo. Nesse caso, a demanda compõe-se de bens de consumo (c) ebens de investimento (i). Para sabermos o que determina a demanda efetiva temos que estudar os determinantes do consumo e do investimento.
O consumo é uma função da renda ‘C = f(Y)’. Para Keynes, oconsumo de toda a sociedade é sempre menor que um, isto é, a sociedade sempre poupa uma parte de sua renda, não a consome toda.
O investimento é função das expectativas dos empresários quando aos lucrosfuturos e da taxa de juros.

I = f(E x i) sendo I é investimento. E; expectativa de lucros, e, i; taxas de juros

Para Keynes, o nível de renda ou da produção agregada é determinado pelo consumoe pelo investimento, se nos restringirmos ao modelo simples.

Y = C + I(1)
Y= renda / C= consumo/ I= investimento

A renda é determinada pelos gastos em consumo e pelos gastos em investimento. Oprincipio da demanda efetiva diz exatamente isso. É o ato de gastar que determina a renda.
Como o consumo é relativamente estável, o principal determinante de renda passa a ser o investimento. Esteé a chave para compreender as oscilações e a instabilidade do sistema capitalista.

* Principio da Demanda Efetiva
O principio da demanda efetiva é contrário a lei de Say, podendo ser chamado deantilei de Say. Esse princípio estabelece que quem determina o volume da produção e, portanto, o volume do emprego é a demanda efetiva, que não é apenas a demanda efetivamente realizada, mas...
tracking img