Vlsm e cidr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VLSM E CIDR
antes de 1981, os endereços IP usavam os primeiros 8 bits para especificar a porção da rede do endereço, limitando a internet, então conhecida como ARPANET a 256 redes. Desde o inicio,ficou obvio que esse espaço não seria suficiente para os endereços.
Em 1981, a RFC 971 modificou o endereço de 32 bits IPv4 para três classes ou tamanhos diferentes das redes: classe A, classe B,classe C. os endereços de classe A usavam 8 bits para a porção da rede do endereço, a classe B usava 16 bits e a classe C usava 24 bits. Esse formato ficou conhecido como endereçamento IP classful.Exemplo:

O desenvolvimento inicial do endereço classful solucionou o problema do limite de 256 redes, mas apenas por algum tempo. Uma década depois, ficou claro que o espaço para os endereços IPestava acabando rapidamente. Em resposta, a IETF (internet engineering task force) introduziu o roteamento entre domínios com endereços Classless (CIDR, classless inter-domian routing), que usava mascarade sub-rede de tamanha variável (VLSM, variable length subnet masking) para ajudar a preservar o espaço para os endereços.
Com a introdução do CIDR e do VLSM, os ISPs podiam atribuir parte de umarede classful a um cliente e a outra parte a outro cliente. Esse atribuição de endereços descontíguo realizada pelos ISPs foi comparada ao desenvolvimento de protocolos de roteamento classless. Paracomparar: os protocolos de roteamento classful são sempre sumarizados no limite classful e não incluem mascara de sub-rede nas atualizações de roteamento. Os protocolos de roteamento classless incluem amascara de sub-rede nas atualizações de roteamento e não são exigidos para executar a sumarização. Os protocolos de roteamento classless são RIPv2, EIGRP e OSPF.
Com a introdução de VLSM e do CIDR,os administradores de rede tiveram que usar habilidades adicionais de criação de su-redes. O VLSM é simplesmente o fato de criar sub-redes de uma sub-rede.
As sub-redes pode ser ainda mais...
tracking img