Esquadrias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESQUADRIAS 1. Introdução As esquadrias são elementos que devem possibilitar adequado fechamento do vão para atender as necessidades de iluminação, ventilação e segurança. Portanto, podemos dizer que a esquadria é um dos elementos responsáveis pela promoção da qualidade de vida no lar e nos ambientes que as pessoas freqüentam, já que elas promovem a sensação de bem-estar pela brisa suave, pelailuminação do ambiente e pela garantia de segurança através do fechamento do vão. Nos edifícios residenciais, comerciais ou industriais, as janelas acumulam várias funções. Representam o contato visual com o exterior e, ao mesmo tempo, permitem a entrada de luz nos ambientes. A exceção dos aparelhos de ar-condicionado, as janelas mantêm a clássica função de troca de ar e ventilação natural. Paraconhecer melhor sobre esses elementos que, como dito anteriormente, promovem qualidade de vida, vamos estudar os tipos mais comumente usados de esquadrias, seus elementos constituintes e a sua forma de fixação. 2. Definição e Características A esquadria é definida como elemento de fechamento de vãos das edificações, fornecendo segurança e permitido a passagem de pessoas, iluminação e ventilação. Umaboa esquadria deve atender quesitos de durabilidade ao ar e a água, além de apresentar facilidade de manuseio, sem exigir esforço do usuário nas operações de abrir e fechar. Considerando um melhor desempenho, as esquadrias devem apresentar as seguintes características:  Estanqueidade ao ar: os sistemas de esquadrias devem proteger os ambientes internos da edificação das infiltrações de ar, asquais podem causar prejuízo ao conforto do usuário e/ ou gastos adicionais de energia na climatização do ambiente, tanto no calor como no frio. Estanqueidade à água: os sistemas devem proteger o ambiente interior da edificação das infiltrações de água provenientes de chuvas, acompanhadas ou não de ventos. Resistência a cargas uniformemente distribuídas: os sistemas devem suportar pressões de ventoestabelecidas nas normas técnicas, devendo ser compatibilizadas pelo projetista, segundo o seu local de uso. Resistência a operação de manuseio: os sistemas de esquadrias devem suportar aos esforços provenientes de operações e manuseios prescritos nas normas; Comportamento Acústico: característica das esquadrias em atenuar, quando fechadas, os sons provenientes de ambientes externos, compatibilizadocom as condições de uso e as normas técnicas.

 

 

3. Tipos de Esquadrias As esquadrias podem ser classificadas de acordo com a sua função, com o tipo de material e quanto à manobra de abertura. Quanto à função, elas são divididas em quatro grandes grupos, que são: portas, janelas, painéis e portões. Quanto ao material, elas podem ser de madeira pintada ou natural, de alumínioanodizado ou pintado, de aço (chapa dobrada ou perfilado) e sintéticas (PVC). Quanto à manobra de abertura, elas poderão ser de giro, de correr, de embutir, maximar, pivotante, entre outras. 3.1. Portas As portas podem ser de abrir, de correr, externas a parede ou embutidas, e retrátil, como podem ser vistas na Figura 1.

Por várias razões, as portas de madeira ainda são as mais encontradas, seja pormotivo estético, facilidade de execução, durabilidade, ou qualquer outro motivo. Neste caso, as portas e seus componentes exigem, a exemplo de portas de outros tipos, cuidados na conservação e uma manutenção adequada, tais como: pintura ou proteção com verniz, reaperto e lubrificação de dobradiças e fechaduras e impermeabilização de juntas e pingadeiras. Na Figura 2 são mostrados alguns tipos maiscomuns de portas de madeira encontradas no mercado da construção civil.

As portas metálicas podem substituir as portas de madeira em quase todas as situações, devendo-se apenas levar em consideração os aspectos técnicos (segurança e base para fixação), estéticos e de custo envolvidos. Em geral as portas de aço e mistas são indicadas para edificações comerciais e industriais e para segurança...
tracking img