Esquadrias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESQUADRIAS

ESQUADRIAS

Prof. M.Sc. Ronaldo Bezerra Pontes

ESQUADRIAS
PRINCIPAIS REFERÊNCIAS

AZEREDO, H. A. O Edifício e seu Acabamento. São Paulo: Edgard Blücher, 1987. BAUD, G. Manual de Construção. 2. ed. São Paulo: Hemus. BORGES, A. C. Prática das Pequenas Construções. 7. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1985. CARDÃO, C. Técnica da Construção. 6. ed. Belo horizonte: Engenharia earquitetura, 1983. 2 v.

ESQUADRIAS
TÓPICOS A SEREM ABORDADOS

Conceito Desempenho Portas de madeira Portas metálicas Esquadrias de alumínio Portas e janelas metálicas – Instalação Janelas de madeira Ferragens

1

ESQUADRIAS
Conceito: O termo esquadria é usado para a designação genérica de todos os sistemas de vedação de vãos com portas, janelas, persianas e venezianas, executados emmadeira ou plástico; O termo caixilho é usado para identificar toda a vedação de vãos por meio de portas e janelas executados em metal, seja de ferro ou alumínio.

ESQUADRIAS
Desempenho: Quanto ao desempenho devem atender as seguintes condições principais: Estanqueidade ao ar; Estanqueidade à água; Resistência a cargas uniformemente distribuídas; Resistência à operação de manuseio; Comportamentoacústico.

ESQUADRIAS
Portas de madeira: As portas são sistemas funcionais constituídos de: Batente; Guarnição; Folha ou folhas; Ferragens. O batente é o elemento fixo que guarnece o vão da parede, onde se prende a folha de porta, e que tem um rebaixo (jabre) contra o qual a folha de porta se fecha.

2

ESQUADRIAS
Portas de madeira:
guarnição
3,5 1

jabre

3a4
10 a 15 cm (depende daespessura da parede acabada)

alvenaria

chapisco emboço reboco

4,5

batente
madeira de lei (peroba)

espuma expansiva

ESQUADRIAS
Portas de madeira – Componentes:

ESQUADRIAS
Portas de madeira – Componentes:

3

ESQUADRIAS
Portas de madeira – Tipos:

Porta laminada para verniz

Porta laminada para pintura Porta almofada simples

Porta almofada 2 folhas

Portaalmofadão

Porta veneziana 2 folhas

ESQUADRIAS
Portas de madeira – Tipos:

Porta maciça (mexicana)
Indicada para uso externo em estilos rústicos, podendo ficar sujeita a intempéries Madeira de lei - imbúia Travessa de reforço

Porta lambris

Parafusos unindo todos os lambris com as travessas

ESQUADRIAS
Portas de madeira – Fixação dos batentes de portas:
Existem vários métodos executivospara a fixação dos batentes das portas no vão, que dependem do tipo de parede, de batente, de porta etc. Seja qual for o método, o principal cuidado deve ser em relação às medidas, prumos, níveis e alinhamentos. Serviços preliminares à colocação dos batentes em madeira: Alvenaria concluída e vãos das aberturas aprumados e nas dimensões determinadas pelo projeto (sempre com uma folga de 1 a 1,5 cmde cada lado); Se a fixação for com espuma expansiva de poliuretano, as faces dos vãos devem estar chapiscadas e requadradas com emboço; O contrapiso deve estar pronto e o nível do piso deve estar rigorosamente marcado ou com taliscas, até seu nível final (se o acabamento for em carpete ou qualquer outro material, considerar a espessura final do acabamento); As taliscas do revestimento das paredesdevem ter sido colocadas.

4

ESQUADRIAS
Portas de madeira – Preparação dos batentes:
Se a obra comportar trabalhos em série (padronização e repetição), a montagem dos batentes pode ser feita em bancada centralizada; Definir as dimensões padrão de altura das ombreiras (montantes), efetuando os cortes necessários com absoluto rigor de esquadro; Posicionar a travessa já cortada, na medidaindicada, sobre os montantes e fixar com pregos 18x36, fazendo furos com broca de 5 mm na madeira para evitar rachaduras; Conferir o esquadro entre os montantes e a travessa e fixar os travamentos (ripas ou sarrafos de 1”x2”), já devidamente cortados, com pregos 15x15.

ESQUADRIAS
Portas de madeira – Preparação do vão para fixação do batente:
O vão deve estar previamente preparado para...
tracking img