Esporte na midia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Este artigo é um estudo crítico-reflexivo e tem como objetivo discutir sobre o papel e a influência da mídia nos esportes, ressaltando onde e como ela atua. Ela vai atuar, principalmente, na criação e disseminação de uma cultura esportiva ilusória voltada para a promoção da melhoria sócio-econômica e não para a promoção da saúde e bem-estar. Esta cultura esportiva é influenciada eusada pelo Capitalismo, que tem a mídia como principal alicerce, para manter a ordem social vigente a atender aos seus interesses econômicos e sociais. Através da mídia, o esporte foi ressignificado e passou a ser visto apenas como espetáculo, mercadoria e consumo.


Introdução
Mesmo sabendo que não se pode estudar o esporte, enquanto fenômeno sócio-cultural, isoladamente, sem levarem conta os fatores econômicos, políticos e sociais que o influenciam, o objetivo é tentar estudar, principalmente, esse fenômeno e sua relação com a mídia, conseqüentemente, sua relação com o sistema econômico vigente, o Capitalismo.


“Os programas esportivos são hoje, no mercado televisivo, um aliado das redes de televisão, fator importante na audiência das emissoras. Observa-se,então, um crescimento na divulgação desses programas em todo o mundo, principalmente pelo esporte espetáculo” (DURÃES; FERES NETO, 2004).


A mídia atua na formação e disseminação da visão do esporte que é passada atualmente para a sociedade: o esporte como espetáculo, como possibilidade de ascensão sócio-econômica (entenda-se melhoria da qualidade financeira e status social), como mercadoriae consumo.




A mídia vai atuar, de forma decisiva e importante, como principal alicerce do sistema Capitalista, produzindo e justificando como verdadeira essa idéia de esporte, “(...) já que as mídias [escrita e falada] são atualmente as principais fontes de produção e transmissão de formas simbólicas e construção de sentidos no mundo de hoje” (BETTI, 2004).
O esporte tem suamanutenção efetivada através da influência da mídia, esta não está envolvida apenas na sua transmissão, mas também na produção, transformação e ressignificação.


A visão de esporte imposta pela mídia
Atualmente, principalmente em países subdesenvolvidos, as pessoas não dispõem de grandes oportunidades para melhoria da qualidade de vida. Nesse ponto, o principal papel da mídia émostrar para a sociedade o esporte como uma forma rápida, sem muito esforço e/ou prazerosa da tão sonhada oportunidade de melhoria sócio-econômica.
A mídia aliena a sociedade ao produzir e divulgar a visão de que as pessoas conseguirão “salvação” através do esporte, ao procurar inocular que o esporte é um fator de mudança social, (...) “o sistema [“Globo-Record-Band”] de mídia têm como funçãobasilar a criação de uma geração composta de gente passiva, gente que não pensa ou que pensa uma realidade que não é a sua realidade” (FREITAS, 1991, p. 36).
À medida que a mídia vai promovendo mais e mais a repetição deste pensamento, a sociedade vai aceitando e encarando-o como verdadeiro. “Para tanto, a indústria midiática contribui




“Decisivamente, pela força do apeloimagético e por seu efeito multiplicador, para que estas interpretações se tornem ‘familiares’ e sejam incorporadas à cultura esportiva” (PIRES, 2005, p. 115).
Por sua vez, o Capitalismo impõe que as pessoas estejam sempre buscando a melhoria de sua situação financeira. Sendo assim, o papel da mídia é mostrar e idolatrar alguns pouquíssimos atletas que conseguem obter sucesso através do esportee fazer com que estes passem a servir como modelos para outros milhões de pessoas que tentarão em vão este mesmo sucesso.
Senão vejamos, pegando como exemplo o futebol brasileiro. Quantos jogadores existem atuando profissionalmente nos vários clubes pelo país? Quantos conseguirão jogar em grandes clubes? Quantos conseguirão se tronar famosos e ricos? Quantos conseguirão jogar em clubes...
tracking img