Esportes e midia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA: A CONCEPÇÃO DE CORPO E ESPORTE NA MÍDIA TELEVISIVA

Vitor Damião Laurindo
Gisele Franco de Lima Santos

Este trabalho tem por objetivo identificar aspectos relacionados à concepção de corpo e esporte, inseridos na cultura corporal de movimento, transmitidos através dos meios de comunicação de massa, neste caso de um programa da mídia televisiva, direcionado aopúblico jovem/adolescente. Levantamos a partir de diferentes momentos históricos, concepções filosóficas que induziram e influenciaram, através de interesses ideológicos e econômicos, os pensamentos dos filósofos. Transcorremos também sobre a influência que a televisão exerce devido a sua estrutura e formatos técnicos que “tocam” o nosso emocional, nos tornando alvos passivos e incapazes de realizar umainterpretação crítica dos conteúdos. Para a pesquisa realizamos uma análise das imagens e dos discursos do programa “Malhação”, televisionado pela Rede Globo de Televisão que possui a característica de “merchandising social” para o público jovem. Com isso nos apoiamos em teorias direcionadas para a relação entre Educação Física e Mídia, o que nos dará sustentação para discutir possibilidades deintervenção pedagógicas críticas relacionadas aos valores e aspectos da cultura corporal de movimento transmitidas através das mensagens televisivas. Para a análise das imagens nos baseamos em uma teoria de análise crítica do discurso de Ricoeur (1988), utilizando o vídeocassete para rever as imagens quantas vezes forem necessárias, libertando-nos da leitura “automática” que as imagens televisivascondicionam. A partir das análises encontramos valores pautados no esporte-espetáculo, e no rendimento esportivo que seguem uma lógica econômica mundial e que impõe valores contrários aos abordados. Mas ao mesmo tempo conseguimos encontrar aspectos positivos com relação às concepções filosóficas e valores educacionais levantados, partindo da abordagem sobre o ideal de corpo transmitido peloprograma.


Palavras-Chave: Educação Física, Mídia Televisiva, Corpo

INTRODUÇÃO


Atualmente, ao discutir sobre concepções, devemos levar em consideração os meios pelo qual a humanidade se apóia para construí-las, qual a origem desses valores, e influenciado ou baseado em quais aspectos. A partir do surgimento dos meios de comunicação de massa, principalmente da televisão, passamosa adquirir novos costumes e hábitos, consumindo a ponto de transformar a nossa cultura, tornando uma cultura cada vez mais “televisiva”, “midiática”, que nos fascina diariamente, nos levando a consumí-la cada vez mais, e por isso nos preocupamos com as conseqüências que ela pode causar à cultura corporal de movimento e aos objetivos da Educação Física Escolar.
Historicamente, asconcepções sobre a cultura corporal de movimento foram influenciadas a ponto de distorcerem as teorias filosóficas, formando interpretações movidas por interesses ideológicos e condizentes aos dogmas da igreja. Assim, o cristianismo com o passar dos tempos cede lugar aos interesses econômicos que hoje passam a impor costumes, hábitos e valores influenciados pelas relações comerciais, levando-os aoconsumo, além de não se corresponderem com os objetivos educativos e pedagógicos, mas à lógica da economia mundial.
Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de corpo transmitidas no programa “Malhação” da mídia televisiva voltado para o público jovem/adolescente, e refletir a respeito das relações entre a mídia e aspectos da cultura corporal de movimentopara possibilidades educacionais através da Educação Física. Para esse tipo de análise transcorremos sobre as concepções de unidade e dualismo relacionados ao corpo, a partir dos interesses que motivaram e influenciaram os pensamentos filosóficos de nossa sociedade no decorrer da história.
Escolhemos o programa televisivo “Malhação” pois é considerado de grande influência para o...
tracking img