Ccqs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (2000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anclebio Sousa
Luan Haynner
Thalita Yasmine Tavares Lima

CCQ´s – Círculos de Controle da Qualidade

Luís Eduardo Magalhães
2012
Sumário
Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.

INTRODUÇÃO

Após a guerra as empresas/indústrias japonesas iniciaram uma corrida por programas de qualidade e produtividade a fim de tornar suas produções mais competitivas no mercado. Tendo como principioessa necessidade de qualidade e produtividade vários programas de gerenciamento surgiram com o intuito de estabelecer regras e parâmetros de produções. Esses anos de estudo e implantação desses programas fizeram com que as empresas japonesas atingissem um patamar de excelência da competitividade ( alta qualidade e baixos custos) sendo uma forte concorrente com todas as empresas do mundo.
Essecenário fez com que todos os empresários iniciassem mudanças neste sentido, para assegurar a sobrevivência de sua empresa. Dentre os programas para atingir um controle total de qualidade existem aqueles direcionados para o gerenciamento do crescimento do ser humano através dos programa que envolvem operadores como: Círculos de Controle da Qualidade (CCQ), Sistema de sugestões, Programa de reuniões-relâmpago e Programa 5s. O objetivo deste trabalho é demonstrar o histórico, objetivo. Problemas que podem ser solucionados, metodologia de funcionamento e as ferramentas auxiliadoras do Circulo de Controle da Qualidade (CCQ).

DESENVOLVIMENTO

Após o período pós-guerra a preocupação com a qualidade dos produtos tornou-se pauta nas indústrias Japonesas. Por esse motivo varias técnicas foramcriadas ou coladas em prática com o intuito de melhorar a qualidade de produtividade dos produtos que até então eram vistos como cópias e sem tecnologia.
Uma das ferramentas que auxiliaram nesse controle da qualidade foi o movimento CCQ (Círculos de Controle da Qualidade. Segunda Vieira (2004) o CCQ consiste num pequeno grupo de colaboradores (entre 6 a 12) atuando numa mesma área que se reúneregularmente de forma voluntária, para identificar e avaliar problemas operacionais das suas atividades e nível de decisão. Este método de identificação e avaliação de problemas permite a utilização da experiência e a criatividade dos componentes do grupo de CCQ.
Segundo Maslow o trabalho em grupo facilita a resolução das necessidades básicas sociais, do ego e de auto realização. Portanto oobjetivo principal do CCQ é a motivação do ser humano, sendo assim não deve ser visto como um mecanismo para ganhos de produtividade, muito embora com o tempo as pessoas fiquem cada vez mais capazes e o CCQ acaba por dar excelentes resultados materiais (estima-se que, para atingir este nível, seria necessário o mínimo de 10 anos de prática)
Programas bem implantados de CCQs permite que os operadoresparalisem a produção assim que detectar um defeito, isto é, ele tem esta autoridade. Os grupos de CCQ devem patrocinar a oportunidade de o operador inspecionar seu próprio trabalho, conscientizando-os que qualidade é responsabilidade de quem produz. O CCQ deve procurar implantar produção isenta de falha (conceito de qualidade total) e medir o índice em PPM – Partes por milhão.
De acordo com Abreu(1987), o CCQ foi iniciado no Japão em 1962 na 1 Conferência sobre Controle da Qualidade, em 1963 expandiu-se dentro do Japão e para outros países, chegando ao Brasil em 1971, pelas organização Johnson & Johnson, Wolkswagem e Embraer. Mas somente na década de 90, com a chegada do conceito de Controle Total da Qualidade, o CCQ foi se tornando uma prática frequente das empresas.
Para Sato(2006) o CCQ é um pequeno grupo voluntário de funcionários pertencentes ou não á mesma área de trabalho, treinados da mesma maneira, com compreensão da mesma filosofia e os mesmos objetivos, e que tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, especialmente no que se refere à qualidade dos seus produtos ou de seu trabalho.
Campos (1992, p. 170) afirma que:”... como o...
tracking img