Espiritismo - ensino religioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Muito se tem comentado a respeito de ser ou não ser o Espiritismo uma religião. Contribuindo para a iluminar um pouquinho mais as sendas do estudo doutrinário, eis um trecho bibliográfico, a respeitodo assunto: "A prova das razões por que Kardec evitou a palavra religião, para definir o Espiritismo, nos é dada pela sua própria confissão, no discurso que pronunciou na Sociedade Espírita de Paris,a primeiro de novembro de 1868: Por que então declaramos que o Espiritismo não é uma religião? Porque só temos uma palavra para exprimir duas idéias diferentes, e porque, na opinião geral, a palavrareligião é inseparável da palavra culto revela exclusivamente uma idéia de forma, e o Epiritismo não é isso. Se o Espiritismo se dissesse uma religião, o público só veria nele uma nova edição, umavariante, se assim nos quisermos expressar, dos princípios absolutos em matéria de fé, uma classe sacerdotal com seu cortejo de hierarquias, de cerimônias e de privilégios; o público não o separaria dasidéias de misticismo e dos abusos contra os quais sua opinião se tem levantado tantas vezes. 
As duas filhas do casal Fox, Margareth e Katie, que tinham, respectivamente, 12 e 15 anos, perceberam queos golpes não eram aleatórios, e criaram um código para estabelecer um contato inteligível com a força produtora dos sons, que se identificou como um Espírito. A notícia espalhou-se, rapidamente,pela região e por todo o país, transformando as irmãs Fox em figuras altamente conhecidas. O fenômeno ficou mundialmente conhecido e, na Europa, era produzido como curiosidade e passatempo de salão.Surgiram, assim, as primeiras reuniões em torno das mesas girantes.
REENCARNAÇÕES
A doutrina espírita não tem altares, cultos, sacerdotes ou rituais e não combate as outras religiões.
Seuspreceitos morais pregam o amor ao próximo e a Deus, a caridade e o progresso contínuo do espírito humano. As almas foram todas criadas em igualdades de condições. No entanto, tomam caminhos diferentes: do bem...
tracking img