Psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Quais os três usos do termo Psicanálise?
Teoria, Método de investigação e Análise.
Teoria: caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.
Método de investigação: caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos,os delírios, os anseios, as associações livres, os atos falhos.
Análise: prática profissional que se refere à forma de tratamento, busca o autoconhecimento ou a cura que ocorre através dele.
2) Quais são as práticas de Freud que antecederam a formulação da teoria psicanalítica?
Freud formou-se em medicina, especializou-se em psiquiatria. Trabalhou em um laboratório de fisiologia e deu aulas deneuropatologia no instituto que trabalhava. Passou a clinicar, atendendo pessoas acometidas de problemas nervosos. Em paris trabalhou com Jean Charcot, psiquiatra Frances que tratava as histerias com hipnose.
3) Quais foram as descobertas finais que configuram a criação da psicanálise?
A descoberta de forças psíquicas. Resistência e repressão, ambas localizadas no inconsciente.
Resistência:força psíquica que se opõe a tornar algo consciente, a revelar um pensamento.
Repressão: processo psíquico que visa fazer desaparecer da consciência uma idéia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma.
4)Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico?
É baseado em cima de três instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.Inconsciente: conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência.
Pré-consciente: refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis a consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.
Consciente: sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Naconsciência destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior; a atenção, o raciocínio.
5) O que Freud descobriu de importante sobre a sexualidade?
• A função sexual existe desde de o principio da vida (e não só após a puberdade como afirmavam as idéias dominantes)
• O período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar a sexualidade adulta, ondeas funções de reprodução e de obtenção do prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher.
• A libido, nas palavras de Freud, é a energia dos instintos sexuais e só deles.
6) Como se caracterizam as fases do desenvolvimento sexual?
• Fase oral: a zona de erotização é a boca;
• Fase anal: a zona de erotização é o ânus;
• Fase fálica: a zona de erotização é o órgão sexual
• Períodode latência: caracteriza-se por uma diminuição das atividades sexuais, que se prolonga até a puberdade, ou seja, é um intervalo na evolução da sexualidade;
• Fase genital: última fase, atingida na puberdade, o objeto de erotização não está mais no próprio corpo, mas no do outro.
7) Caracterize o Complexo de Édipo.
É em torno do complexo de Édipo que ocorre a estruturação da personalidade doindivíduo. Acontece entre 3 e 5 anos, durante a fase fálica. No complexo de Édipo, a mãe é o objeto de desejo do filho, e o pai é o seu rival, que impede o seu acesso ao objeto desejado. Ele procura então ser o pai para “ter” a mãe, escolhendo-o como modelo de comportamento. Posteriormente, por medo da perda do amor do pai, “desiste” da mãe, isto é, a mãe é “trocada” pela riqueza do mundo social ecultural, e o garoto pode, então, participar do mundo social, pois tem suas regras básicas internalizadas através da identificação com o pai. Esse processo também ocorre com as meninas, sendo invertidas as figuras de desejo e de identificação.
8) O que é Realidade Psíquica?
É aquilo que, por mais que não tenha acontecido em na realidade objetiva, assume valor de real. Com a mesma força e...
tracking img