Franquias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Quem nunca teve vontade de montar um negócio? Seja numa situação de desemprego, seja pela vontade de ganhar autonomia, todo mundo já foi cutucado pelo desejo de se tornar o próprio patrão. Mas a grande questão é: quantos desistem de colocar o seu sonho em prática? A maioria dos "aspirantes" a empresários, com certeza, joga a toalha antes mesmo de dar o primeiro passo. A razão está nomedo. As pessoas têm pavor de apostar seu capital na montagem de um negócio e acabar perdendo investimentos que muitas vezes demoraram anos para serem acumulados.

1 – Conceitos básicos:
Franquia:
A Franquia é uma modalidade de distribuição e marketing através do qual o franqueador concede a uma pessoa natural ou jurídica – o franqueado – o direito de trabalhar com um conceito de negócio,comercializando um produto ou prestando um serviço debaixo de um formato de negócio do franqueador e debaixo da sua própria marca.
Franqueado:
É o investidor, natural ou jurídico, que adquire o direito de comercializar um determinado conceito de negócio e todos os métodos inerentes a ele, desenvolvidos pelo franqueador. Que por sua vez manterá vínculos com este último para receber assistência tantoinicial como continua.
Franqueador:
É uma pessoa natural ou jurídica que tenha desenvolvido um negócio com êxito debaixo de um método determinado, referente a um produto ou serviço, e que procura a sua expansão através da procura de investidores que lhe cederá o direito de trabalhar operar debaixo da sua marca e com seu método operativo e organizativo. O franqueador prestará uma assistênciainicial e continuada a esses investidores – franqueados – através da assessoria, entretenimento e orientação para o desenvolvimento do conceito de negócio.
Central franqueadora:
É a estrutura que deve da cobertura e assistência necessárias a rede de franquias.
É um elemento vital para um correto mantimento a assistência da rede de franquias.
Negócio:
É a marca distintiva da rede, a que pertencemtodos os centros franqueados que tenham aderido.
Master franquia:
Acordo com o qual um franqueador concede os direitos exclusivos da franquia para um determinado território a uma pessoa natural ou jurídica. O acordo de Master Franquia pode utilizar-se no âmbito da expansão internacional da franquia mesmo que não seja exclusivo da mesma.
Master franqueado:
Toma na sua zona de concessão edurante o tempo de vigência acordado, o papel de franqueador, cobrando royalties, cânones de entrada e assumindo as obrigações de assessoria e ajuda aos franqueados. É o sócio local de um acordo de Master Franquia.
Master franqueador:
Pessoal jurídica ou natural que cede a exploração dos direitos da franquia para um determinado território num prazo fixado de tempo. Recebe como os direitos de Masterfranquia o pagamento de uma quantidade que pode ser fixa ou variável vinculada às vendas.
Multifranqueado:
Titular de vários estabelecimentos franqueados pertencentes ao mesmo negócio. A existência de multifranqueados costuma ser um bom indicador do êxito de uma franquia, ninguém a quem um estabelecimento franqueado vai adquirir outro do mesmo negócio.
Contrato de franquias:
O contrato defranquia é um documento que assinam o franqueador e o franqueado. Constitui a base da relação e contem obrigações e direitos para ambas as partes. Através do mesmo transmitem-se os direitos sobre a marca e know-how. Deve ser equilibrado e proteger os interesses por igual do franqueado ao franqueador.

Investimento:
É a quantidade de dinheiro que um empreendedor necessita para iniciar um negócio eabranger as condições iniciais necessárias para funcionar no mercado.
Direito de entrada:
Trata-se de uma quantidade que deverá abonar o franqueado para poder aderir a uma rede de franquias. O preço do cânon ou o direito variará em função de diversos aspectos, como o tempo que levou funcionando a rede, a rentabilidade que oferece.
Royalty:
É o pagamento (fixo ou variável), geralmente mensal,...
tracking img