Espinha de peixe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTA MARIA – CAJAZEIRAS






Jorge Maquieira





DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO OU ISHIKAWA (ESPINHA DE PEIXE)


,
Trabalho apresentado ao professor Armistrong Martins daSilva, da disciplina Gestão da Qualidade, como avaliação parcial do 7º período do Curso de administração.





Cajazeiras
Junho de 2012



Qualidade: Diagramas de causa e efeito ou IshikawaEsta ferramenta é uma representação gráfica que nos possibilita organizar informações, auxiliando na identificação das possíveis causas de um determinado problema (efeito).
Considerada uma das 7ferramentas da Qualidade, sendo uma importante ferramenta para o gerenciamento do controle da Qualidade, criada pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943.
Você deve utilizar quando necessárioidentificando todas as possíveis causas que contribuem para o problema (efeito) no processo.
Primeiramente você deve seguir 5 passos para a aplicação desta ferramenta
1. Definir o problema sobestudo;
2. Criar a espinha de peixe identificando o problema (efeito) analisado;
3. Identificar as causas mais prováveis do problema (efeito), utilizando para esta avaliação o trabalho do grupo comopesquisa de campo, classificando pelo grau de criticidade;
4. Relacionar cada problema (efeito) para uma espinha de peixe;
5. Analisar estas causas e planejar ações.
O Diagrama de Causa-e-Efeito,também conhecido por espinha de peixe ou Ishikawa, é utilizado para facilitar a visualização entre os fatores que causam o problema, e o seu efeito.

Normalmente é elaborado a partir de um“brainstorming”, e permite que sejam colocados através de grupos as possíveis causas do problema.
Estes grupos podem ser associados ao 6M´s:
1. Máquina
2. Método
3. Mão de obra
4. Matéria prima
5.Meio ambiente
6. Medição
Dica: O Brainstorming ou tempestade de ideias é a prática do trabalho em grupo, onde todos os participantes contribuem com sua opinião dentro do assunto abordado.

Na...
tracking img