Espinha de peixe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em 1943, Kaoru Ishikawa (um dos principais gurus da Qualidade) propôs uma forma esquemática para se analisar os problemas existentes em um empresa. Nascia o Diagrama de Ishikawa, popularizado depoiscomo nome de Espinha de Peixe por se parecer com uma. Ele permite uma visualização sintética e hierárquica das causas que levam a um determinado efeito (problema ou melhoria), facilitando a análise,escolha de caminhos e tomada de decisão. – Fala sério, o cara era GENIAL… – uma idéia simples com efeito potencializado!

Além dos nomes citados ele também é conhecido como Diagrama de Causa eEfeito e Método 6M pois, também segundo Ishikawa, todos os tipos de problemas poderiam ser classificados em seis grandes grupos: Método; Matéria-prima; Mão-de-obra; Máquinas; Medição e Meio Ambiente. Essesgrupos são os que geralmente formam as “espinhas” principais do “Peixe”.

Como preparar um Diagrama desses?

Primeiro é necessário ter um problema para analisar (essa parte não é difícil,certo?).

1 – Definido o enunciado do problema, ele deve ser colocado na “cabeça do peixe”, precedido por uma seta da esquerda para a direita:


2 – Depois colocamos as seis espinhas principais (Osseis M – os Motivos). Ele vai ficar mais ou menos assim:


Se você quiser identificar as seis espinhas principais com o nome de cada M ou com números de 0 a 6, fique à vontade. Só que o mais comum(e recomendável) é identificar cada M de forma clara, para facilitar o uso depois.

Mas ele não tem de ser obrigatoriamente assim. Cada espinha pode ter também o nome de uma causa já identificada(ou suspeitada) para o problema, ou ainda, uma classificação específica da área ou da Organização. Faça como achar melhor.


3 – Agora a parte difícil séria – a aplicação do Diagrama de Ishikawa:Através de entrevistas com as partes envolvidas ou uma reunião de Brainstorm, devem ser encontradas as causas principais (ou mais evidentes), catalogá-las nas espinhas correspondentes e assim...
tracking img