Espermograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Espermograma


O exame de espermograma é ainda a principal maneira de avaliar o potencial reprodutivo masculino e o controle da vasectomia. Neste exame as características físicas e químicas do sêmen são avaliadas, bem como a concentração, motilidade (movimentação) e morfologia (forma) dos espermatozóides. O fluído seminal poderá também ser testado para presença de bactérias, glóbulos brancose vermelhos.




[pic]






Objetivos: - Avaliar a fertilidade masculina;
- Comprovar a eficácia da vasectomia;
- Detectar sêmen no corpo ou na roupa de vítima suspeita de estupro;
- Excluir paternidade.







Introdução

O espermograma possibilita a obtenção de dados relativos a quantidade e qualidade dos espermatozóides; mesmo um espermograma normal não égarantia de fertilidade do homem.
A análise seminal não permite conclusão direta sobre a fertilidade do paciente, que depende de características do espermatozóide não-identificáveis por meio desse exame. Entretanto, o exame pode evidenciar o potencial de reprodução do indivíduo.
Não é o número absoluto de espermatozóides que prediz o prognóstico de fertilidade, mas, sim, a sua capacidade funcional.Apenas as provas de função espermática podem dar informações referentes à probabilidade de um homem vir a engravidar a sua parceira. Estes testes podem auxiliar na indicação de cirurgias para infertilidade masculina, até ajudar a escolher a técnica mais apropriada para reprodução assistida, com uma boa relação custo-benefício.
Para que ocorra a fertilização não é suficiente o achado repetitivode análises seminais dentro de limites normais. De fato, o espermatozóide, uma vez no trato feminino, deve ser capaz de atravessar a barreira endocervical, o útero e parte das tubas uterinas, para então mostrar sua capacidade de dispersar as células da granulosa, penetrar na zona pelúcida e fundir-se com o oolema. Todos esses eventos não são mostrados pela análise seminal, ficando assimestabelecida sua limitação em demonstrar a fertilidade do homem. Os testes funcionais com os espermatozóides objetivam evidenciar aspectos ligados aos fenômenos que se passam com os mesmos no trato feminino, basicamente a capacitação e a reação acrossômica.


Avaliação

O fator masculino está envolvido em 50% dos casos de infertilidade conjugal, por isso, uma avaliação inicial minuciosa deve serrealizada, no intuito de que doenças potencialmente curáveis possam ser diagnosticadas e tratadas adequadamente. É essencial na investigação do homem infértil um histórico detalhado e um exame físico minucioso.
Tradicionalmente, o diagnóstico de infertilidade masculina depende de uma avaliação descritiva dos parâmetros do ejaculado, com ênfase na concentração, motilidade e morfologia dosespermatozóides. A filosofia fundamental dessa abordagem é que a fertilidade masculina pode ser definida em termos de um número mínimo de espermatozóides morfologicamente normais, com movimento progressivo, que deve ser excedido para que um determinado indivíduo seja considerado fértil. É necessário enfatizar que a análise seminal não é um teste de fertilidade, mas constitui-se na pedra básica da avaliaçãodo fator masculino em reprodução assistida, pois é capaz de prover informações da produção testicular, de algumas propriedades funcionais dos espermatozóides e da função secretora das glândulas acessórias.
Por razões de padronização e para que resultados obtidos em locais diferentes sejam comparáveis e confiáveis, os testes que envolvem sêmen devem ser realizados de acordo com diretrizes, como asestabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta análise deve ser realizada com cuidado, pois pode fornecer dados sobre a espermatogênese e a permeabilidade do trato reprodutivo masculino.







Líquido Seminal (Sêmen)

Esperma: fluido que transporta os espermatozóides.

No homem adulto, a formação do esperma nos testículos é contínua (espermatogênese). Uma célula não...
tracking img