Espelho na cultura popular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DONA ANTÔNIA VALADARES


ALLAN BAKER FERREIRA
DANÚBIA ROCHA AMADEU
DIEGO ANDRADE FARIA VAZ
GABRIEL SANTOS SILVA
IAGO VASCONCELOS ALENCAR
LUÍZA COSTA SILVA NOGUEIRA
MARAIZA MARIA PEREIRA

A MAGIA DO ESPELHO









DIVINÓPOLIS – MG
2011
ESCOLA ESTADUAL DONA ANTÔNIA VALADARES


ALLAN BAKER FERREIRA
DANÚBIA ROCHA AMADEU
DIEGO ANDRADE FARIA VAZ
GABRIELSANTOS SILVA
IAGO VASCONCELOS ALENCAR
LUÍZA COSTA SILVA NOGUEIRA
MARAIZA MARIA PEREIRA

A MAGIA DO ESPELHO



Trabalho apresentado à
disciplina de Língua Portuguesa.
Turma: 1ºG do Ensino Médio
Professora: Célia Aparecida de
Queiroz Andrade



DIVINÓPOLIS – MG
2011
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4
O ESPELHO NA CULTURA POPULAR 5
O ESPELHO NALITERATURA E NA MPB 6
O MITO DE ECO E NARCISO 7
NARCISISMO OU NEGAÇÃO DA ALTERIDADE 8
ESPELHOS, ECOS E NARCISOS NA CULTURA CONTEMPORÂNEA 10
Publicidade 10
Mídia 11
Cinema 11
Vídeo-Games 11
Artes Plásticas 12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
ANEXOS 15
Anexo A – O Espelho 15
Anexo B – Além do Espelho 24
Anexo C – Superstições do Espelho 25







INTRODUÇÃO

Através deste trabalho,cujo tema principal se enfoca através do espelho, nos sentidos literais e metafórico, nos mitos e verdades sobre o mesmo, através de uma análise diferenciada proporcionada pela visão dos membros do grupo.
Queremos demonstrar a nossa capacidade de redigir textos através de assuntos novos proporcionados através da busca proveniente dos assuntos levantados por este trabalho.
Este trabalho visaestudar o espelho, um simples objeto, causou várias especulações e provocou a criação de histórias e mitos de vários gêneros, de diversos pontos de vista, desde um objeto que reflete as luzes que incidem sobre ele, até os diferentes significados implicados por ele na literatura, no cinema, na publicidade e na MPB.
Com o auxílio da mitologia também, outro ponto de vista, analisamos o espelhoatravés do mito de Eco e Narciso, que designa vários outros pontos de vista.












O ESPELHO NA CULTURA POPULAR


O que é um espelho? Um espelho nada mais é que um objeto que reflete uma imagem. Isso se dá através da luz, que atravessa facilmente substâncias como água e vidro. Porém, a maioria dos objetos não deixa passar a luz. A sua superfície pode ser rugosa, fazendo a luz seespalhar em várias direções. A luz é refletida no espelho de modo regular, por ele ter superfície lisa. Quando nos olhamos no espelho de modo regular, por ele ter superfície lisa. Quando nos olhamos no espelho à luz do nosso rosto incide sobre o espelho e é refletida de volta produzida uma imagem nítida. A luz não se reflete no vidro do espelho, mas em uma camada de metal liso que recobre asuperfície posterior do espelho.
Mas o que muita gente não sabe, é que um simples reflexo já ocasionou acontecimentos, que hoje em dia, para nós, parece uma bobagem. Um exemplo clássico é a mitologia. Os gregos antigos criavam histórias para explicar os acontecimentos que não conheciam. Essas histórias são conhecidas por nós hoje em dia como mitos. Estes mitos constituem a mitologia. Como explicaçãoao reflexo e ao espelho, os gregos criaram o mito de Eco e Narciso, um homem belo que não podia ver o próprio reflexo.
Outro exemplo clássico é a lenda que reza, que por volta de 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, na ganância por tanto ouro, que era valiosíssimo, mostraram aos índios, que nunca haviam visto um espelho, ou a si mesmo, um espelho. Estes, ficaram fascinados e deixaramque levassem o ouro, desde que os dessem o espelho em troca.
No nosso dia-a-dia, usamos os espelhos com frequência, como se olhar no espelho ao escovar os dentes, ou ao arrumar os seus cabelos para uma festa, por exemplo.
Porém, na cultura oriental, o espelho está altamente associado ao sol. Como por exemplo, a deusa Amaterasu Omi Kami. Também na cultura oriental, a Lua era chamada de...
tracking img