Historia de angêla kleime

1355 palavras 6 páginas
Para estudar e compreender as práticas relativas às pessoas com necessidade especiais é importante considerar que, só a partir da Constituição de 1988, a sociedade brasileira construiu uma política que acolheu a diversidade social e aprovou leis que reconheceram os direitos das pessoas com necessidades especiais. Apesar da Carta das Nações Unidas e da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirmarem sobre a dignidade e igualdade de direitos a todas as pessoas e a Convenção nº 111 da Organização Internacional do Trabalho em 1958 tratar da discriminação em amplo espectro em relação às pessoas com necessidades especiais, somente após algumas décadas o Brasil começa a mudar suas ações e legislações de caráter assistencial para adotar finalmente uma perspectiva de aprimoramento das legislações e políticas públicas no sentido da inclusão das pessoas com necessidades especiais do direito e da cidadania.
A promoção da inclusão esta apoiada na igualdade, na eqüidade e na disponibilização de condições para que ocorra essa igualdade, o que pressupõe mudanças na sociedade para que todos possam desfrutar de melhores condições de vida (BRASIL, 2007). Trata-se, portanto, de um longo processo que envolve transformações de valores e atitudes sociais e a realização de mudanças objetivas para que as necessidades de todos possam ser atendidas.

O acesso ao trabalho é um direito fundamental do ser humano positivado na Constituição brasileira de 1988 que tem como um de seus fundamentos o “valor social do trabalho” e tem um vasto elenco de direitos sociais que garantem o acesso e desenvolvimento digno de uma atividade laboral.
As ações afirmativas são uma expressões do princípio da igualdade em sua vertente material. Isto porque a igualdade impõe paridade de oportunidades e bem se sabe que nem todas as pessoas estão sujeitas a tratamentos igualitários. A simples expressão “Todos são iguais” não passa de mera retórica quando salta aos olhos as diferenças entre seres humanos.
O

Relacionados