Projeto Integrador2

1428 palavras 6 páginas
DAS NARRATIVAS ORAIS À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO.
3. Questões para serem respondidas:
3.1 Podemos dizer que o guia, ao contar as histórias, tem consigo a memória coletiva dos fatos que ele aprendeu com as pessoas com as quais convive? O que seria memória coletiva? Qual a base da memória coletiva?
O guia ao contar as historia pode se basear em memórias coletivas no qual aprendeu com as pessoas que convive,memória coletiva seria o aprendizado com o convívio com integrantes do grupo,e memória coletivas tem como base as lembranças de convívios aos grupos.
3.2) Em que sentido as crenças populares estão relacionadas às narrativas orais? Como as narrativas orais são transmitidas? Como as crenças surgem em uma determinada sociedade?
Para a História Oral, o trabalho de campo se institui como momento fundamental para toda a pesquisa. Nesta fase, existe um significado na relação social e humana entre pesquisador e sujeitos da pesquisa que está intimamente relacionado à ética que o profissional confere em seu proceder. “Tudo que escrever ou disser não apenas lançará luz sobre pessoas e personagem históricos, mas trará conseqüências imediatas para as existências dos informantes e seus círculos familiares, sociais e profissionais
3.3) De que maneira as crenças populares ganham vida e se materializam na sociedade? Como surgir a história do lobisomem e de outros entes folclóricos?
A população brasileira é considerada um povo crédulo desde os tempos mais remotos, pois isso é devido a série de religiões, crenças e seitas que fazem parte de nosso povo. Com isso cada uma traz consigo um grande número de crenças que passam a fazer parte de nossa população. As crenças populares estão presentes em todo o nosso país, que são trazidas deste os nossos antepassados até fazerem parte de nosso dia a dia e até de obras imortais como em Os Sertões, de Euclides da Cunha, em que o autor conta “que a primeira coluna que seguiu para Canudos, saiu de Juazeiro no dia 12 de novembro à

Relacionados

  • Projeto integrador2
    3227 palavras | 13 páginas
  • UNINASSAU Projeto Integrador2
    16010 palavras | 65 páginas
  • modelagem de sistemas mecanicos
    841 palavras | 4 páginas
  • Centro de música: um dispositivo em saúde mental
    5079 palavras | 21 páginas