Espectrometria- colorimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Espectrometria- Colorimetria

1-INTRODUÇÃO


Para analise de compostos que contenham apenas traços da substância em estudo, utilizando os métodos gravimétricos ou volumétricos, faz-se necessária a utilização de grandes volumes ou massas de amostras para um resultado perceptível(mensurável)

Nestes casos deve-se recorrer a outras técnicas analíticas como a colorimetria visual ouespectrofotometria, em resumo, um método analítico mais sensível.

Na colorimetria uma quantidade conhecida de amostra, contendo o elemento a ser determinado, é tratada para resultar uma solução colorida. Dentro de uma escala comparativa, soluções mais concentradas de um determinado elemento apresentam tonalidades mais fortes.A concentração pode ser então determinada, comparando-se a solução de amostracolorida em estudo com soluções cuja concentração do elemento em estudo seja conhecida( solução padrão) e que também foram submetidas ao mesmo tratamento da amostra.

A nefelometria e a turbidimetria são métodos similares a colorimetria, porem nestes casos a amostra é tratada para formar compostos pouco solúveis, que fazem com que a solução fique turva.Esta turvação é comparada com padrões.Nos dois métodos faz-se passar um feixe luminoso através da amostra e mede-se a quantidade de luz absorvida pela mesma. A diferença entre os dois métodos está na posição em que é feita a leitura.

TURBIDIMETRIA

Faz-se a leitura no mesmo sentido do feixe luminoso.


NEFELOMETRIA

Faz-se a leitura perpendicularmente ao feixe luminoso.

Estes dois métodos são amplamente utilizados nocontrole do tratamento de águas e efluentes, junto a outras técnicas para avaliação da eficiência do tratamento.

Na disciplina de analise instrumental, vamos estudar unicamente a colorimetria.

2 – PRINCÍPIOS

A colorimetria pode ser visual ou fotoelétrica:

- VISUAL: A solução é visivelmente comparada com padrões.
- FOTOELÉTRICA: Utiliza uma célula fotoelétrica como detector.

Os doiscasos envolvem apenas os comprimentos de onda da região do visível (400-800 nm).

Nesta unidade, estudaremos a colorimetria visual.

Na colorimetria visual o resultado depende da aptidão do observador de distinguir as variações de cores, isto pode ser influenciado, por exemplo, pela fadiga visual, provocando erros consideráveis.

A comparação da solução amostra com a solução padrão só éválida quando estas forem preparadas nas mesmas condições. Para tanto, deve-se seguir algumas regras básicas:

1. Adicionar à solução padrão os mesmos reagentes, na mesma ordem e quantidade que a solução em estudo.
2. A reação deve ocorrer no mesmo intervalo de tempo nas duas soluções, pois a cor muitas vezes é instável.
3. Se a solução em estudo contiver íons estranhos que interfiram na cor eestes forem de difícil eliminação, deve-se introduzir quantidades semelhantes destes íons na solução padrão.
4. Os recipientes para comparação de cores da solução amostra e solução padrão, devem ser idênticos para manterem-se iguais condições de análise.

3- TRATAMENTO DA AMOSTRA

Existem várias maneiras de tratar a amostra e, independente do tipo de tratamento efetuado deve-se obter no finaluma solução colorida para possível comparação visual.

Uma das formas é converter o elemento a uma forma colorida. O Manganês (Mn), por exemplo, pode ser determinado na forma de permanganato (MnO-4, violáceo),o cromo (Cr) pode ser determinado na forma de cromato (CrO4-2, amarelo) ou dicromado (Cr2O7-2, laranja), etc.

Porém, o mais comum é adicionar-se uma substância que reaja como elemento emestudo e provoque a coloração da solução. Por exemplo, adição de Molibdato para determinação do fósforo.

As cores produzidas devem ser suficientemente estáveis para permitir a comparação.

O processo colorimétrico deve fornecer resultados reprodutíveis em condições experimentais específicas.

A solução deve ser limpa, pois a turbidez produz dispersão e absorção de luz.

Para obter-se...
tracking img