TA619 Lista De Exerc Cios

1876 palavras 8 páginas
Aula 1 - Técnicas de preparo de amostra 1. O que torna a análise de alimentos algo complexo? E quais os pontos críticos de uma análise?
A análise de um alimento é complexo por causa da quantidade de componentes de sua matriz, que se interferem. Os pontos críticos de uma análise começam a partir da amostragem, preparação da amostra, instrumentação, erros, analista e a análise propriamente dita.

2. Quais qualidades um método analítico deve ter? O que deve ser considerado para a escolha de um método?
Exatidão, precisão, sensibilidade, especificidade, simplicidade, análise simultânea, aplicabilidade, custo/tempo, rusticidade e considerações ecológica.
Para se escolher um método, é preciso considerar o que o analista irá determinar, a quantidade de amostra e do componente.

3. Em relação ao componente analisado, indique um limitante entre a escolha de um método clássico ou convencional ou uma técnica sofisticada.
Um limitante entre a escolha de métodos é a quantidade relativa do componente analisado. Para componentes maiores de 1%, pode-se usar o método clássico, e para menores, uma técnica mais sofisticada.

4. Quais as 4 técnicas de extração em amostras?
Extração em fase gasosa, fluído supercrítico, líquidos e sorbentes.

5. Discorra sobre a finalidade das operações de preparo de amostras:
a) Pré-concentração
Compatibilizar:
- a capacidade de processamento do sistema cromatográfico;
- a sensibilidade de detecção do sistema;
- demanda do processo analítico.
b) “Clean-up”/ Limpeza da amostra
Eliminar compostos que possam danificar o sistema cromatográfico; materiais que possam interferir com a detecção/quantificação dos analitos de interesse.

6. Qual o princípio dos principais métodos de preparo de amostras?
O princípio dos métodos de preparo de amostra é obter amostras de tamanho reduzido com maior especificidade ou seletividade na extração.

7. Analise o princípio básico de operação, os fundamentos teóricos, e os matérias usados dos seguintes processos

Relacionados