Trab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório – Prática 03
Técnicas de semeadura em meios de cultura

1. Referencial Teórico

O estudo das dos microorganismos, sua identificação e a avaliação de suas populações nos diferentes materiais e ambientes requerem seu cultivo nas condições de laboratório, nesse caso os meios de cultura são utilizados. Define-se meio de cultura como substratosadequados ao crescimento, multiplicação e desenvolvimento de microorganismos fora de seu habitat natural.O cultivo dos microorganismos exige que determinadas condições sejam atendidas.
As exigências nutritivas e ambientais são variáveis com o tipo de microorganismo, tornando impossível a produção de um único meio que satisfaça todas as condições de todos os tipos de microorganismos.
Por outrolado, e difícil e impraticável a formulação de um meio de cultura ideal para cada tipo de microorganismo.No preparo de um meio de cultura é necessário conhecer as exigências nutricionais dos microorganismos.
O crescimento dos microrganismos nos diferentes meios de cultura utilizados fornece as primeiras informações para a sua identificação. É importante conhecer o potencial de crescimento decada meio de cultura e adequar ao perfil bacteriano esperado para cada material:
Meios diferenciais – permitem a distinção entre diferentes grupos de microrganismos com base na capacidade de metabolizar componentes específicas do meio de cultura ou na morfologia (aparência) das colônias. Ou seja,são meios que facilita a identificação da bactéria de interesse quando existem outras bactériascrescendo no mesmo meio.
Ex.: Ágar sangue, que contém células vermelhas do sangue,é muito utilizado pelos microbiologistas para identificação de espécies bacterianas capazes de destruir células sanguíneas.
Meios seletivos – são meios que favorecem o crescimento de microorganismo de interesse e impede o crescimento dos demais.
Ex.: meio seletivos para pesquisa de coliformes, utilizado na análisemicrobiológica de águas: os meios complexos que permitem o isolamento de coliformes (enterobactérias Gram negativas) são suplementados com sais biliares ou com o sal lauril-sulfato de sódio, que atuam como agentes inibidores do crescimento de bactérias Gram positivas.
Ágar MacConkey - é um meio seletivo permitindo o crescimento de bactérias Gram negativas e inibindo o crescimento de Gram positivas(especialmente estafilococos e enterococos) principalmente pela presença de corante cristal violeta e sais biliares e é diferencial, pois indica a fermentação de lactose (o meio fica amarelado quando isso ocorre, por causa mudança de pH). Diferencial: contém lactose e um indicador, vermelho neutro, que distingue entre as Gram – (E.coli) aquelas que não fermentam a lactose. Obs. as colônias bacterianasque fermentam lactose tornam o meio rosa choque e as bactérias que não são fermentadoras de lactose tornam o meio amarelo claro.


Ágar MacConkey mostrando bactérias fermentadoras de lactose a (esq.) e não fermentadoras de lactose a(dir.)





EMB- Da abreviação inglesa Eosin Methylene Blue é um meio de cultura diferencial que inibe o crescimento de bactérias Gram positivas e indica se abactéria é fermentadora ou não de lactose. Bactérias fermentadoras de lactose apresentam-se em colônias com o centro preto.Obs. Colônias de Escherichia coli são facilmente identificáveis por apresentarem coloração verde metálico no meio.
Seletivo: inibe Gram positivas,devido ao azul de metileno,e favorece Gram negativas.Diferencial: contém lactose e eosina,o que permite distinguir bactériasfermentadoras de lactose,que diminuem o pH e as colônias têm aspecto verde metalizado. Aqueles que não fermentam a lactose apresentam colônias da cor do meio, púrpura. Distingue Gram negativas patogênicos, porque eles raramente fermentam a lactose.
Ágar C.L.E.D (cystine lactose eletrolyte deficient) é um meio de cultura que inibe cepas de Proteus, além de isolar e quantificar os microorganismos...
tracking img