Esmalte sintetico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição Geral das Tintas
Tinta é o nome normalmente dado a uma família de produtos, usados para proteger e dar cor a objetos ou superfícies, cobrindo-os com uma cobertura pigmentada.
A tinta é muito comum e aplica-se a praticamente qualquer tipo de objetos. Usa-se para produzir arte; na indústria: produção de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletroeletrônicos; como proteçãoanti-ferrugem; na construção civil: em paredes interiores, em superfícies exteriores.
Tinta é uma mistura devidamente estabilizada de pigmentos e cargas em uma resina, formando uma película sólida, fosca ou brilhante, com a finalidade de proteger e embelezar. A tinta é uma preparação, geralmente na forma líquida, cuja finalidade é a de revestir uma dada superfície.
Quando essa tinta não contémpigmentos, ela é chamada de verniz. Por ter pigmentos a tinta cobre o substrato, enquanto o verniz deixa transparente.
Composição da Tinta
A tinta líquida é normalmente constituída por três partes: resinas, diluentes, aditivos e (pigmento):
* Resina
Resina é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e é responsável pela transformação do produto, doestado líquido para o sólido, convertendo-o em película. As resinas são responsáveis pelas propriedades físico-químicas da tinta, determinando, inclusive, o uso do produto e sua secagem. A resina é a parte da tinta que solidifica para formar a película de tinta seca.
* Pigmentos
Material sólido finamente dividido e insolúvel. São utilizados para dar cor, opacidade, certas características deresistência e outros efeitos. São divididos em pigmentos ativos, que conferem cor/opacidade, e inertes (cargas), que conferem certas propriedades, tais como diminuição de brilho e maior consistência.
* Aditivos
Ingredientes que proporcionam características especiais às tintas. São utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação. Osaditivos são para auxiliar na secagem da tinta. 
* Solventes
Líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado na diluição de tintas e correlatos. São classificados em solventes ativos ou verdadeiros, latentes e inativos.
O diluente auxilia no ajuste da viscosidade bem como veículo dos demais componentes, podendo, se dosados adequadamente, facilitar a aplicação das tintas.Tintas Esmaltes Sintéticos
As tintas esmalte tem esta designação genérica e popular que abrange todas as tintas que curam por simples evaporação do solvente e cuja resina está dissolvida no mesmo. O seu acabamento é opaco, duro e muito brilhante O nome esmalte deriva do facto deste tipo de tinta conferir um acabamento muito brilhante, muito similar aos esmaltes vítreos, apesar de suacomposição, propriedades e processo de fabrico ser muito distinto.
Os esmaltes podem ser de base solvente ou de base aquosa.
* No caso de Esmaltes de base solvente, ou sintético, o seu nome técnico é Tinta Alquídica ou tinta de óleo;
* No caso de esmaltes de base aquosa, o seu nome técnico é Tintas Acrílicas ou Tintas de Látex.
As tintas esmaltes sintéticos que são tintas a base solvente possuemboa cobertura, bom alastramento e ótima resistência intemperes e boa durabilidade. Pode ser aplicados em superfícies externas e internas de madeira, metais, alumínio e alvenaria. O esmalte sintético é usado quando se quer um acabamento de grande qualidade.
Devido ao facto de o filme sólido que se forma após evaporação do solvente poder ser novamente dissolvido pelo solvente, os esmaltes não sãoadequados em aplicações onde a resistência química da tinta é importante. No entanto possuem uma boa resistência aos raios ultravioleta.
As tintas de esmalte sintéticos são tintas mono-componentes, que estão prontas a usar após serem devidamente agitadas, sendo por isso preferidas em utilizações feitas por não profissionais.
Ultimamente, porém, o termo esmalte tem vindo a ser aplicado como...
tracking img