Escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
escritaAcadêmica: Rita Rosangela Martins Oliveira
Polo: Santana do Livramento

Existem duas maneiras de conceber a escrita, como código de transcrição ou como sistema de representação da língua. Eusar uma ou outra de cada uma dessas implica metodologicamente na prática educativa.
Se a escrita for compreendida como código de transcrição, ela entra na mesma categoria do código Morse ou docódigo Braile, por exemplo.
Esses códigos foram construídos a partir da escrita, de tal maneira que cada um de seus sinais — silêncios e sons, no caso do código Morse; pontinhos em relevo organizados emum determinado espaço, no caso do Braile — corresponde a uma das letras da escrita, sistema gráfico já existente e conhecido, que serviu de base para ambos. Nesse caso, a língua seria um códigoconstruído a partir de um sistema de representação dos sons da língua.
A aprendizagem da escrita, portanto, seria uma mera questão de estabelecer correspondência entre um grupo de sinais gráficos e outro —relacionar cada uma das letras à sua representação em cada um dos demais códigos.
Quando se aprende a escrever, a referência que temos é a fala — estabelecemos correspondência entre sons emitidos emarcas gráficas —, que não é um sistema gráfico constituído, mas sonoro. Os elementos da escrita, portanto, não são da mesma natureza que os da fala, nem a relação que se estabelece entre eles.
Não háum sistema de representação gráfica construído antes da escrita. O que há é a fala, com outra materialidade, a sonora, de natureza diversa.
Trata-se de um processo de compreensão sobre o que vem aser a escrita: o que representa, qual a sua natureza, que tipo de elementos utiliza que tipo de relação estabelece com o que representa. Nesse processo, os alunos formulam hipóteses, que irão sendotestadas, abandonadas e confirmadas.
Conhecer as ideias que geralmente as crianças constroem a respeito da escrita — a psicogênese da língua escrita —, nessa perspectiva, é fundamental para o...
tracking img