Questionario filosofia - marilena chaui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões

1. O que é ignorância?
R: È a falta do conhecimento, quando o individuo crê que já sabe tudo que deveria saber, não duvidando de suas crenças e opiniões.
2. Qual a diferença entreignorância e incerteza?
R: Na ignorância não sabemos que ignoramos, logo na incerteza, descobrimos que somos ignorantes.
3. Como funciona a propaganda?
R: A propaganda trata as pessoas como pessoasextremamente ingênuas e crédulas, ela nunca vende um produto dizendo o que ele é e para que serve, ela vende a imagem de felicidade, sucesso, juventude, saúde, riqueza e beleza que é transmitida através doproduto.
4. Quais são os dois tipos de busca da verdade?
R: 1. Nasce da decepção,da incerteza e da insegurança, por si mesmo, exige que saímos de tal situação readquirindo certezas. 2. Nasce dadeliberação ou decisão de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas, de ir além delas e de encontrar explicações, interpretações e significados para a realidade.
5. O que é duvida metódica deDescartes?
R: È a aceitação de um conhecimento, ideia, fato ou opinião somente se passado pela critica da duvida, os quais só são considerados validos e verdadeiros se resistirem ao processo da duvida.6. O que é argumento do sonho de Descartes?
R: Descartes diz que não possuímos critérios para distinguir sonho e vigília, e portanto, não temos nenhum critério racional para afirmar que o mundoexiste ou que ele não é um sonho pois quando sonhamos, estamos convencidos de que a realidade sonhada existe e que a conhecemos tal como é, e de maneira que não há diferença entre percepção da realidadepelo sonhador e a percepção do mundo por aquele que esta desperto.
7. O que é dogmatismo?
R: É a atitude natural e espontânea que temos desde muito criança. È a crença de que o mundo existe e que éexatamente da forma como o individuo o percebe.
8. Quando se rompe a atitude dogmática?
R: Quando o ser é capaz de uma atitude de estranhamento diante das coisas que nos pareciam familiares
9. O...
tracking img