Escoramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escoramento metálico, produtividade e segurança |
  |
O sistema substitui, com vantagens, o uso de escoramentos em madeira nas obras, como redução de resíduos e prática mais sustentável.

Redação AECweb

"A construção civil encontra-se no caminho para a industrialização de processos, buscando alta produtividade, aliada a redução de custos, etapas de execução na obra e potencialização dolucro. O escoramento metálico constitui uma ferramenta importante para viabilizar a concretização destes objetivos”. Quem afirma é a engenheira Carla Gebur, Departamento Técnico da SH Fôrmas. O sistema substitui, com vantagens, o uso de escoramentos em madeira nas obras, como redução de resíduos e prática mais sustentável.

Especificação
O primeiro passo para uma especificação é conhecer ostipos de escoramentos existentes no mercado e planejar a execução da obra, com um cronograma bem elaborado. “O ideal é verificar as necessidades de escoramento para cada trecho ou pavimento, e definir o tipo mais adequado”, explica a engenheira, lembrando que esse estudo deve ser feito no momento da elaboração dos projetos estruturais.

As empresas fornecedoras ajudam a analisar as etapas deconcretagem, a fim de estabelecer os remanejamentos dos equipamentos na obra, reduzindo custos de locação. Outra medida interessante para redução de custos é prever a devolução imediata das peças, que ficarão ociosas no canteiro.

Normas técnicas
“Atualmente, no Brasil, não existe norma técnica específica para a execução dos escoramentos. Para os cálculos e especificações são seguidas as orientaçõesde várias normas da ABNT e algumas internacionais”, destaca Carla Gebur. Situação que deve mudar a médio prazo, pois a Abrasfe - Associação Brasileira das Empresas de Sistemas de Fôrmas e Escoramentos vem estudando, em parceria com empresas do setor, uma norma que englobe todos os procedimentos necessários para locação dos equipamentos, como procedimentos de montagem, especificações dosmateriais, cálculos das cargas atuantes nos equipamentos, estocagem das peças e segurança no manuseio.

Tipos de Escoramentos
“Atualmente o mercado mundial apresenta inúmeros tipos de escoramentos, e o mercado brasileiro não tem ficado para trás, em tecnologia de ponta para fornecer soluções para as mais atípicas situações das obras modernas”, comenta a engenheira. Ela recomenda que a escolha deve sepautar pela solução que traga economia, segurança e produtividade.

Abaixo, são apresentados os tipos e funções dos equipamentos para escoramento mais usuais:

Escora e Perfis
O sistema é composto por escoras, que servirão de postes de apoio para os perfis primários, também chamados de guias, e barroteados com perfis secundários, conforme espaçamento obtido pela espessura do compensadoadotado. “As escoras podem ser usadas para escoramento de lajes e vigas - quando usadas em vigas necessitam de peças adicionais para a execução da mão francesa. O espaçamento das escoras deve ser calculado em função da estruturação do fundo da viga”, ensina a engenheira. As escoras são compostas de tubos que se encaixam no sistema macho e fêmea e formam a escora. A capacidade de carga das escoras variaconforme diâmetro e espessura dos tubos que a compõem, e a abertura (pé direito). A abertura das escoras comuns pode variar, dependendo do fornecedor, de 1,80 m a 4,15 m. Quanto maior a abertura da escora, menor a carga admissível que ela suporta, podendo variar de de 0,6 tf a 2,5t.

Escoras e perfis de encaixe
Este sistema consiste na montagem de perfis metálicos que se encaixam entre si,sobre as escoras. Pode ser usado em lajes maciças, porém é o mais indicado quando as lajes são nervuradas, com cubas. Nas lajes nervuradas o sistema não necessita de assoalho, porém, a montagem em cima do escoramento forrado com compensado reduz o risco de acidentes e aumenta a produtividade. “Uma boa solução é o uso de painéis modulares tipo deck, pois além de facilitar a montagem, com o sistema...
tracking img