Historia do concreto armado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Sistemas Estruturais


CONCRETO ARMADO



BRASÍLIA/DF
FEVEREIRO/2013

Sumário

História do concreto armado no mundo....................................................................03
História do concreto armado no Brasil......................................................................04
PrincipaisNormas Brasileiras para Concreto Armado...............................................05
Principais Notações da NBR 6118.............................................................................06
2 Letras Maiúsculas............................................................................................06
3 Letras Gregas.........................................................................................................07
4 Símbolos Subscritos................................................................................................08
Bibliografia..................................................................................................................09Questionário...............................................................................................................10

História do concreto armado no mundo
A descoberta do cimento tem sua origem nas pesquisas realizadas por Smeaton e Parker, em 1796 James Parker patenteia um cimento hidráulico natural, obtido da calcinação de nódulos de calcário impuro contendo argila. Este cimento é chamado de Parker ou Romano.
O conceito armado surgiu na França, em 1849, quando Lambot construiu umpequeno barco com argamassa e fios de aço de pequeno diâmetro, exibido em Paris em 1855.
Em 1861, o paisagista Joseph Monier, constrói vasos ornamentais e massa armada, conseguindo em 1867 patentear essa invenção. Posteriormente, consegue patentes de tubos, reservatórios, placas e pontes.
Em 1850 tem inicio uma série de ensaios realizados pelo advogado norte americanoThaddeus Hyatt, que em 1877obtém patente para um sistema de execução de vigas de concreto e aço no qual as barras previam os efeitos de tração e cisalhamento, sugerindo o uso de estribos e barras dobradas.
1880- Hennebi que, na França, constrói a primeira laje armada com barras de aço de seção circular;
1886- Dohring, na Alemanha, registra a primeira patente sobre aplicação de protensão em placas e em pequenas vigas;
1897-Rabut, na França, inicia o primeiro, curso sobre concreto armado.
1902- Morsh, engenheiro alemão publica a primeira edição de seu livro, apresentador de numerosas experiências, tornando-se um dos mais importantes pesquisadores do concreto armado.
1900 a 1910- Análises básicas do cimento são normalizadas.

Até o final do século XIX era utilizado um com concreto bastante seco, difícil deser moldado, requerendo muita mão–de–obra para compactar o concreto lançado para nem sempre obter um bom resultado, pois era difícil de preencher os vazios, o que fez com que concretos mais plásticos ( com mais água ) passassem a ser utilizados.

 Na década de 70 surge introdução do concreto reforçado com fibras e de concreto de alta resistência. A evolução nessa década deu um passo muito grande, houveconstruções de suma grandiosidade como, por exemplo, a construção da CN Tower em Toronto, a mais alta torre auto-portante jamais construída.

História do concreto armado no Brasil
A história do concreto armado no Brasil começou em 1904, no Rio de Janeiro, com a construção de um conjunto de seis prédios pela Empresa de Construções Civis, sob responsabilidade do engenheiro Carlos Poma.
Em 1904foram construídas casas e sobrados em Copacabana, no Rio de Janeiro. Em 1901, ocorreram construções de galerias de água em cimento armado, com 47m e 74 m de comprimento.
Em 1909 foi construída a ponte na Rua Senador Feijó, com vão de 5,4 m. Em 1908, construção de uma ponte com 9 m de vão, executada no Rio de Janeiro pelo construtor Echeverria, com projeto e cálculo do francês François...
tracking img