Arquitetura de concreto armado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SIETEMAS ESTRUTURAIS I

Alunos: Ana Carolina F. Del Piero, Daniella G. Bezerra, Humberto Lemos, Luiza L. Teubner, Maria Augustha R. Caran, Mariana Andrade, Mariana Bronzon e Rafaela R. M. Ferreira Professora: Danielli Cristina B. Cintra

Este trabalho apresenta a história e a evolução do concreto armado no mundo e no Brasil. Um material que inicialmente não causou o impacto esperado, porém,depois de vários experimentos e casos de sucesso, esse quadro se inverteu. Hoje é o material construtivo mais consumido no mundo, principalmente por causa de suas características: custo relativamente baixo, facilidade de execução, adaptação praticamente de todo tipo de forma e tamanho, etc. Para chegarmos ao nível das construções atuais, muitos nomes ficaram na história, estes que também iremostratar neste trabalho.



O concreto armado como o conhecemos é um material novo, tem pouco mais que 150 anos, e seu emprego efetivo em construção, ocorre há menos de 100 anos.
Até o final do século XIX os sistemas construtivos usuais eram as estruturas em madeira e em alvenaria. Como a madeira, embora abundante na época, apresentasse os problemas de durabilidade e combustão, muitas cidadessofreram incêndios de grandes proporções, a alvenaria pedras ou de tijolos foi o sistema estrutural empregado nas obras mais importantes. É nesse contexto que se inicia a história da cal, do cimento e do concreto, como aglomerantes para argamassas de alvenarias.







Esse conhecimento difundiu-se pelos povos do Oriente e posteriormente pelo Mediterrâneo, Grécia e Roma.
Os romanos jáusavam a cal desde 600 a.C, mas essa revolução na construção civil só foi possível graças ao descobrimento de um novo material: o Opus Entre as principais obras romanas feita com essa argamassa de alvenaria temos: o Pantheon, o Coliseu, a Basílica de Constantino e o Aqueduto Ponte du Gard.





Ruínas da Basílica de Constantino

Coliseu - Exterior

Coliseu - Interior



Oconcreto armado foi descoberto no ano de 1849. Joseph- Louis Lambot, um agricultor francês, que construía tanques de cimento reforçado com ferros, construiu um barco usando o mesmo sistema e o testou em lagoas de sua propriedade agrícola.
Observa-se que esse barco não foi feito em concreto armado, mas em ferrocimento ou cimento armado, que no Brasil conhecemos como argamassa armada.

Joseph-Louis Lambot, descobridor do concreto armado e o protótipo original de seu barco, preservado no Museu de Brignoles, França.



O barco de cimento armado não causou o impacto esperado, mas foi a partir dele que, Joseph Monier, se interessou pela novidade, estudando suas vantagens e desvantagens, e vislumbrou a possibilidade de substituir seus vasos de madeira ou cerâmica, que apodreciam ouquebravam com muita facilidade, por vasos feitos com aquele novo material, mais resistente e durável.
Com o sucesso obtido, iniciou a produção de vários artefatos e estruturas de concreto armado, registrando varias patentes de cimento armados. Uma delas foi a primeira ponte feita em concreto armado, pois anteriormente as pontes eram em arcos sucessivos usando a pedra artificial (concreto simples).

 Joseph Monier (1823 – 1906) e a primeira Ponte em concreto Armado (Monier, 1875). (Fonte: Walter, R, Apud Appleton, J., 2005)



Gustav Adolf Wayss e Louis Vicat também contribuíram para a desenvolvimento do concreto armado. Gustav Adolf Wayss, comprou as patentes de Monier e a partir disso se aprofundou nos estudos do concreto armado, aplicando-o nas construções civis. Louis Vicat, foio responsável pela execução de várias pontes e canais em concreto e pelo desenvolvimento de várias pesquisas relativas ao cimento, às argamassas e ao concreto.
Louis Vicat







O concreto armado é o sistema construtivo mais utilizado no Brasil
A maior parte das edificações novas construídas nas áreas urbanas brasileiras são baseadas nesse sistema, e isso vale tanto para as...
tracking img