Escolas sociologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escolas Sociológicas










Introdução

 
A Sociologia tem uma natureza cientifica, por isso usa um método baseado naobservação controlada e na indução lógica. Os  procedimentos devem explicar o desconhecido, assim, o passado deve explicar o presente. E é isso que as Escolas Sociológicas tenta apresentar com seus pensadores e em suas teorias.Este trabalho trata de um resumo das principais escolas sociológicas, para referência durante o estudo dos temas abordados na disciplina. Desenvolvimento


ESCOLA MECANICISTA

Essa escola considera a sociedade como um setor da vida cósmica, regida pelas mesmas leis que regem os átomos, a molécula e osistema planetário.

Os instintos, as tendências, as necessidades vitais (fome, etc.)e as emoções (amor, ódio, etc.) são manifestações da energia universal, da força de gravitação e das forças de coesão,atração e repulsão existentes no universo.

Os pensadores que mais se identificam com essa escola são Winiarski, Gustave de Bon, Ostwald, Solway e Pareto.

ESCOLA PSICOLÓGICA

A EscolaPsicológica estuda a sociedade como uma forma manifesta de comportamento coletivo, considerando os fenômenos sociais como fatos psíquicos.

Os fatos característicos do comportamento do indivíduo, como aimitação, sugestão, simpatia, interferência, conflitos e desajustamentos mentais são extrapolados para o grupo social.

O pensador mais identificado com essa escola é Gabriel Tarde.

ESCOLA MARXISTAPara essa escola o fator econômico supera todos os demais fatores na vida social. Marx defendeu ( e suas idéias ainda merecem muito destaque no pensamento mundial) que é a estrutura básica econômicaque determina todas as outras estruturas sociais.

A religião, a arte, a ciência, a política, a moral e o direito são estruturas sociais sobordinadas e determinadas pela...
tracking img