Os novos habitos de consumo da classe c, em termos de direitos o que isso quer dizer?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo considerar a relevância da classe C, bem como os direitos desta classe , essa abordagem buscará a compreensão da acessibilidade aos bens de consumo, sob a perspectiva da psicologia social; da filosofia; da sociologia e dos fundamentos do serviço social. Para deste modo, entender-se o comportamento desse nicho ou mercado consumidor, identificandosuas principais características, bem como os principais elementos influenciadores no processo de compra da classe C; Conhecer seu desenvolvimento socioeconômico, suas principais conquistas e claro! Os eventuais desafios, a serem superados, no mundo dos negócios num mercado cada vez mais volátil e cheios de incertezas. E, dada a relevância dessa temática, na atual conjuntura econômica brasileira,espera-se que as aspirações supracitadas sejam atendidas garantindo o sucesso na compreensão dos fatos sociais, mais precisamente em relação aos direitos e hábitos de consumo dessa classe, ancorado sob a ótica das disciplinas já citadas anteriormente, sob a qual essa obra usa como sustentáculo.
É nessa perspectiva que esse trabalho se norteará, fica evidente que dada às particularidades queenvolvem a classe C, ela não pode ser analisada apenas sob a ótica de um ramo de conhecimento, é imprescindível que para esta ação, sejam utilizados conhecimentos principalmente as disciplinas aplicadas, tais como a sociologia, a psicologia social, da filosofia e dos fundamentos do serviço social. Pois, essa perspectiva, é capaz de deslumbrar o dinamismo o ‘aquecimento’ que a classe C ela dá a economianacional adquirindo cada vez mais bens de consumo, graças ao fortalecimento do seu poder de compra, e poder então usufruir dos nossos direitos como consumidor.






2 DESENVOLVIMENTO
Através do que ouvimos dos entrevistados, percebemos que tanto a Psicologia Social, Sociologia, Filosofia e Fundamentos do Serviço Social II influenciam muito para a compreensão da fala dos entrevistadossobre o seu acesso a bens de consumo e os seus direitos.
A PSICOLOGIA SOCIAL - as transformações na economia mundial refletem nos hábitos e comportamentos dos consumidores, que passaram a serem consumidores mundiais. As oportunidades de consumo foram ampliadas, o que fez com que o comprador ficasse mais seletivo em relação às ofertas do mercado. As constantes inovações tecnológicas e o aumento doacesso às informações tornam o consumidor a cada dia mais exigente. É por isso que o serviço ao cliente tem a necessidade de ser sofisticado, procurando não apenas encantá-lo, mas, sobretudo surpreendê-lo. Sendo assim, o consumidor não é mais aquele que tem a razão, e sim, aquele que tem conhecimento sobre seus direitos, e que avalia o produto não apenas pela sua função básica, mas principalmente portodo valor que está a ele inserido.
Neste cenário, o conhecimento e a aproximação para com o consumidor ganham mais força nas empresas, e se apresentam como diferencial competitivo. A relevância desse estudo é levantar dados e analisar a importância da comunicação nesse ambiente para as empresas.
A SOCIOLOGIA - Para sobreviver, o homem tem de como todo ser vivo entrarem relação com a natureza.Mas, como não dispõe de equipa- mentos biológicos especializados e como a manutenção da vida assume um caráter valor ativam, ele se associa a outros homens para realizar essa tarefa. E aí se descortina o horizonte da ação humana como um universo aberto e infinitamente diversificado. É aí que, como prática social,o homem desenha o conjunto das suas ações em dois níveis: o da prática econômica eo da prática simbólica.
É no âmbito da prática econômica que o homem produz coisas que se transformam em bens materiais e consumíveis para se mantiver vivo: alimento, roupa, abrigo, artefatos domésticos, meios de transporte, ferramentas, etc. Aí aparece a dimensão prática – material técnico – científica da ação humana.
Se você olhar com atenção para o mundo dos homens e de suas ações, notará...
tracking img